Gestores municipais de Saúde de Sena Madureira e Plácido de Castro estiveram reunidos para dialogar sobre as estratégias usadas para terem boa certificação no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), executado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Atenção Primária e Saúde da Família.
A gerente da divisão, Marília Carvalho, observou que a iniciativa inédita dos gestores pode trazer benefícios na boa execução do programa em seus municípios. “Troca de experiências é a melhor forma de potencializar o serviço da saúde. Muito bom ver essa interação entre as gestões municipais. Esperamos que sirva de exemplo para outros municípios”, pontuou Marília.
De acordo com a gerente, essa ação compreende uma das fases do programa e chama-se Cooperação Horizontal. Parte do princípio que todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender; abrange atividades que envolvam troca, produção e disseminação de diferentes saberes, conhecimentos técnicos, experiências vividas e práticas de gestão e de cuidado ao usuário, visando o fortalecimento da Atenção Básica a partir da interação entre seus profissionais.
Entenda o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica
O PMAQ-AB é um programa que inclui todas as equipes de atenção básica e tem como objetivo incentivar os gestores e suas equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. É executado por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.
Esse incentivo trouxe a Plácido de Castro as melhores certificações para as equipes de estratégias em saúde da família no 2º ciclo do programa, por esse motivo a equipe municipal de saúde de Sena Madureira visitou a equipe de Plácido.
Durante a reunião foi exposto ao secretário Daniel Herculano, de Sena Madureira, a importância da autoavaliação por meio do questionário avaliativo para identificar e priorizar as necessidades atuais para a gestão trabalhar.