Gestores públicos debatem a política cultural no Acre

Foram dois dias de debates e trocas de experiências sobre a política cultural no Acre. O espaço construído para esse rico momento se deu na segunda reunião do Fórum Estadual de Gestores Públicos de Cultura do Acre, instância de articulação do Sistema Estadual de Cultura (Siscult). Dirigentes de 15 municípios participaram do encontro, realizado no Cine Recreio, no último fim de semana. O fórum coordenado pela Fundação Elias Mansour (FEM) contou com a participação de gestores do órgão, Ministério da Cultura (MinC) e representantes do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura).

Karla Martins, presidente da FEM participou do fórum sobre a politica cultural no Acre ( Foto: Divulgação)
Karla Martins, presidente da FEM, participou do fórum sobre a política cultural no Acre ( Foto: Divulgação)

Karla Martins, presidente da FEM solicitou aos dirigentes que o fórum fosse norteado reconhecendo a rica diversidade cultural de cada lugar. “Como é diferente cada cidade desse Estado! O Acre tem sua ‘colcha de retalhos’, e é nesse sentido que a cultura poderá estabelecer uma teia de comunicação, formação, procedimentos e de reconhecimento da identidade. Temos que ter o foco na cidadania, sociedade, direitos humanos sociais e culturais, respeitando as particularidades de cada lugar. O braço da cultura são os gestores dos municípios, e precisamos reconhecer, pois assim consolidamos uma política cultural participativa”, disse.
Foram debatidos temas como a estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, a I Conferência Extraordinária de Cultura e a pactuação de critérios para uso dos recursos do Fundo Estadual de Cultura.

“O encontro foi produtivo e alcançou os objetivos. Apontamos a necessidade de mais reuniões e atividades de formação. O processo contribuiu com o compartilhamento da gestão cultural entre o estado e municípios”, disse Assis Pereira, diretor de políticas culturais da FEM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter