15 anos de atuação

Gestores de políticas públicas e técnicos em gestão pública do Estado são homenageados na Aleac

Durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quinta-feira, 18, os 591 gestores em políticas públicas e técnicos em gestão pública foram homenageados pelos 15 anos de criação e atuação dos dois cargos junto ao Poder Executivo estadual.

Nesta quinta-feira, 18, gestores em políticas públicas e técnicos em gestão pública foram homenageados, durante sessão solene na Assembleia Legislativa, pelos 15 anos de criação e atuação dos dois cargos junto ao Poder Executivo acreano Foto: Diego Gurgel/Secom

A iniciativa partiu do deputado estadual Cadmiel Bomfim, que presidiu a sessão especial e aproveitou a oportunidade para destacar os relevantes serviços prestados por estes profissionais à sociedade acreana.

“Fico muito feliz por ser o autor do requerimento que homenageia estas duas carreiras. Estes profissionais são altamente qualificados para tomar as melhores decisões a favor do nosso estado. Parabenizo a todos e o meu desejo e que tenham ainda mais sucesso em suas trajetórias”, declarou.

Sessão solene em homenagem aos gestores e técnicos foi proposta pelo deputado estadual Cadmiel Bomfim Foto: Diego Gurgel/Secom

Atualmente, o governo conta com 398 gestores de políticas públicas e 193 técnicos em gestão pública. Além da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Seplag), estes valorosos profissionais estão lotados em todos os demais órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo.

De acordo com a Lei n° 1.704/2006, a principal missão destes servidores é atuar na profissionalização da gestão pública do Estado, assim como contribuir com o desenvolvimento do Acre.

Atualmente, governo do Acre conta em seus quadros com 398 gestores de políticas públicas e 193 técnicos em gestão pública Foto: Diego Gurgel/Secom

Presente a sessão, o titular da Seplag, Ricardo Brandão, enalteceu o comprometimento dos gestores e técnicos no desempenho de suas funções e falou também dos esforços do governo para valorizá-los cada vez mais. “A administração do governador Gladson Cameli tem um grande respeito por estes profissionais. Estamos empenhados no intuito de conseguir melhorias como forma de reconhecimento à dedicação incondicional destes servidores”, pontuou.

Gerliano Nunes é gestor de políticas públicas desde 2007. O servidor, que atua na Secretaria da Fazenda desde o seu ingresso na carreira, comenta sobre a homenagem prestada a categoria. “Este é um momento de muita alegria, como servidor, posso dizer que isso traz visibilidade e demonstra a importância das duas carreiras, apesar de novas, na estrutura do Estado”, afirmou.

O mesmo sentimento também é compartilhado por Rosinéia Albuquerque. Técnica em gestão em gestão pública há 15 anos, a servidora destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores em meio a pandemia do novo coronavírus, a maior crise sanitária já enfrentada pela humanidade.

Rosinéia Albuquerque é técnica em gestão pública há 15 anos Foto: Diego Gurgel/Secom

“Os últimos dois anos mostraram a importância do servidor e o quanto seu trabalho é vital para a manutenção das funções básicas da administração pública. Muitos trabalharam de suas casas, enquanto outros continuaram na rotina diária de trabalho em seus órgãos de lotação, utilizando máscara, álcool em gel e uma dose extra para enfrentar a Covid-19”, expôs.

Participaram do dispositivo de honra os secretários de Comunicação, Rutembergue Crispim; da Fazenda, José Amarísio Freitas; o procurador-geral adjunto do Estado, Leonardo Cesário Rosa; e os deputados estaduais Gerlen Diniz e Edvaldo Magalhães.