Gestores da Região Norte tratam da ampliação de incentivos culturais

A ministra propôs a criação de uma pauta para que o assunto seja debatido em uma nova reunião no Ministério da Cultura (MinC) (Foto: Assessoria FEM)

A ministra propôs a criação de uma pauta para que o assunto seja debatido em uma nova reunião no Ministério da Cultura (MinC) (Foto: Assessoria FEM)

Representantes e gestores das secretarias e órgãos de cultura e parlamentares da Região Norte se reuniram com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, nesta semana, para tratarem de assuntos relacionados à política cultural na Amazônia. Do Acre, participaram a diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e membro do Fórum de Gestores de Cultura do Norte, Francis Mary Alves de Lima, o presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), Rodrigo Forneck, e o deputado federal Sibá Machado (PT-AC).

O grupo relatou à ministra que, historicamente, o Norte acessa menos os recursos dos fundos de incentivo cultural do que as demais regiões do país. Um dos fatores apontados é a falta de capacitação de agentes culturais para a elaboração de projetos. “É necessário que essa política de fomento e incentivo contemple o custo amazônico. Uma das formas que vemos é a necessidade de uma revisão nesses mecanismos para que a participação dos Estados da Amazônia aos fundos culturais seja ampliada”, comentou Francis Mary.

Por sua vez, Suplicy sugeriu a criação de uma agenda que pontue ações de capacitação de gestores na área de cultura e destacou a revisão das leis de incentivo “algo que deve ser considerado pela sua importância e especificidade”. A ministra ainda propôs a criação de uma pauta – com a contribuição do Fórum de Gestores – para que seja debatida em uma nova reunião no Ministério da Cultura (MinC) com os secretários e representantes de cultura e os parlamentares do Norte.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter