Conselhos Estaduais de Assistência Social da Região Norte se reúnem no Acre

Rio Branco sedia nesta semana a reunião regionalizada do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), com a presença da presidente Luziele Tapajós, da vice-presidente Leila Pizato e dos presidentes e conselheiros estaduais do Acre e demais Estados da Região Norte.

Conselheiros de Assistência Social da região norte se reúnem no Acre (Foto: Assessoria Seds)
Conselheiros de Assistência Social da região norte se reúnem no Acre (Foto: Assessoria Seds)

Conselheiros de Assistência Social da Região Norte se reúnem no Acre (Foto: Assessoria Seds)

O evento será nos dias 25 e 26 deste mês, momento em que os Conselhos Estaduais de Assistência Social (Ceas) da Região Norte poderão socializar suas rotinas de trabalho, trocando experiências e tendo a oportunidade de colocar para a presidência do Cnas, todas as dificuldades pertinentes ao controle social do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

A presidente do Cnas, Luziele Tapajós, comenta sobre a importância da reunião. “A alma do Conselho Nacional são os Conselhos Estaduais e Municipais de Assistência Social. Nós estamos encadeados, e há uma necessidade muito grande do Cnas de se apropriar das situações pelas quais passam os Ceas, visando o acompanhamento e o direcionamento único das ações, no entanto, respeitando as especificidades de cada região”.

O Conselho Nacional de Assistência Social é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Mds), responsável pela coordenação da política nacional de assistência social. Foi criado pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), em 1993. Como instância superior de deliberação colegiada, normatiza as ações e regula a prestação de serviços de natureza pública e privada, no campo da assistência social.

Diante dessa função, a presidente estadual do Ceas/Acre, Nyéde Mota, afirma: “Essa reunião faz parte de um esforço conjunto, e tem como objetivo atingir a plenitude do processo descentralizado e participativo da política nacional de assistência social. Além disso, é um momento para estarmos aproximando o Cnas dos conselheiros e dos estados que agregam a região, para o efetivo controle social”.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e o Ceas/Acre têm um diálogo aberto e se articulam para implementar as ações da política de assistência social. Segundo o secretário Antônio Torres, “é hora de colocarmos uma nova roupagem no modo de ser e cuidar da nossa sociedade, através de políticas públicas mais concretas. O governo do Acre, na pessoa do governador Tião Viana, tem toda uma sensibilidade, toda uma preocupação com essa nova construção, e um dos primeiros passos foi a conquista do cofinanciamento do Estado para os municípios, promovendo a garantia de direitos, proteção e oferta de serviços, que a nossa gente precisa e merece”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter