jogos escolares

Gêmeos do ciclismo representam o Acre nos Jogos Escolares

Ana Beatriz Medeiros da Rocha e Mauro Henrique Medeiros da Rocha são gêmeos. Também estudam na mesma escola, a Lourival Sombra, no Conjunto Tangará em Rio Branco. São eles que representam o ciclismo acreano nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecem na cidade do Rio de Janeiro.

E em se tratando de uma competição de nível nacional, eles foram muito bem. Ana Beatriz ficou no décimo segundo lugar geral na categoria feminina e Mauro Henrique, no primeiro dia de competições, terminou a prova em quinto lugar. No segundo dia ele ficou na nona posição.

Ana Beatriz ficou em décimo segundo lugar na classificação geral na categoria feminina. Foto: Stalin Melo

De acordo com a treinadora da Ana Beatriz, Angelina Freitas, é a primeira competição que ela participa. Embora tenha tido pouco tempo para treinar, apenas um mês, destaca que ela se saiu muito bem nas provas. “Ela veio pela experiência, pela vivência, mas está se desenvolvendo muito bem”, disse a treinadora.

Já Mauro Henrique tem experiência em outras competições. Nos Jogos Escolares ele participou da corrida que dura cinquenta minutos, mais uma volta, uma competição considerada de longa duração para a idade dos atletas. Mas o seu treinador, Juriel Maia, destacou que ele também se saiu muito bem.

“O Mauro (Henrique) conseguiu um resultado excelente ontem e apesar de alguns problemas técnicos durante a prova obteve a quinta colocação. Já para a prova de hoje (segunda-feira, primeiro de novembro) temos uma expectativa muito boa porque é uma prova que ele já treinou e tem experiência”, afirmou o treinador.

Prova masculina teve a duração de 50 minutos mais uma volta. Foto: Stalin Melo

Por isso, ele acredita que o atleta poderá estar nas próximas edições dos jogos escolares na faixa etária dos 15 aos 17 anos. “Ele está encerrando a participação dele nessa faixa etária dos 12 aos 14 anos esse ano, mas no próximo ano, se tiver os jogos, ele irá participar”, enfatizou Juriel Maia.

Os Jogos Escolares Brasileiros acontecem no Centro Olímpico, na Barra da Tijuca, e contam com a participação de mais de 6,2 mil atletas de todos os Estados da federação. Ao todo são 17 modalidades esportivas e serão distribuídos 195 troféus e 2.247 medalhas aos vencedores.