Funtac realiza atividade em homenagem ao Dia do Geógrafo

 

Alunos da Ufac conhecem a Ucegeo em comemoração ao Dia do Geógrafo (Foto: Larissa Costa)
Alunos da Ufac conhecem a Ucegeo, em comemoração ao Dia do Geógrafo (Foto: Larissa Costa)

Nesta sexta-feira, 29, comemora-se o Dia do Geógrafo. Para lembrar a data, a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) realizou uma atividade na Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Ucegeo) da instituição, com os alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O dia foi escolhido em razão da criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta data em 1936. O geógrafo é o profissional responsável pelo estudo científico da superfície da terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos.

“A geografia é muito pulverizada, e o profissional pode atuar em várias áreas, na economia, na saúde, na educação e na pesquisa. A geografia é uma das poucas profissões que consegue estar em todos os lugares”, diz Joventina Claro da Silva, geógrafa da Funtac.

Para comemorar o Dia do Geógrafo, dez alunos do curso de Bacharelado em Geografia da Ufac conheceram a Ucegeo e a Unidade de Situação. Os acadêmicos aprenderam a realizar o corte de imagem no ArcGIS, que é um software para sistemas de informações geográficas (SIG), e também receberam informações sobre o atlas do Acre e a forma de acessar o material gratuitamente.

Os alunos parabenizaram a iniciativa da Funtac de apresentar o trabalho realizado na instituição e destacaram a importância de o próprio aluno aproveitar as oportunidades que surgem. “O que vai fazer o profissional é seu interesse, por isso devemos nos esforçar e ir atrás dos nossos objetivos”, diz Antônio Souza, aluno do quinto período do curso de Geografia da Ufac.

Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

A Ucegeo utiliza as ferramentas de sensoriamento remoto (SR) e dos sistemas de informações geográficas (SIGs) para o planejamento, diagnóstico, análise e monitoramento nas diversas áreas de atuação do conhecimento, principalmente no tocante ao planejamento de atividades econômicas que geram impactos ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter