Funtac participa de II Seminário de Cosméticos de Base Florestal

Os produtos da área de fitocosméticos desenvolvidos pela Funtac são apresentados no evento  (Foto: Vasti Quintana)
Os produtos da área de fitocosméticos desenvolvidos pela Funtac são apresentados no evento (Foto: Vasti Quintana)

O governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), participou do II Seminário de Cosméticos de Base Florestal da Amazônia realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos dias 28 e 29 deste mês, em Palmas, Tocantins.

O objetivo do seminário é promover uma discussão técnica sobre os desafios e as oportunidades existentes na base de conhecimento científico referente à utilização da biodiversidade na fabricação de cosméticos na região amazônica.

A doutora em Biotecnologia e diretora técnica da Funtac Silvia Luciane Basso palestrou sobre “Desafios e oportunidades da pesquisa nos estados da região amazônica” no evento. Os produtos desenvolvidos pela Funtac na área de fitocosméticos foram apresentados no show-room realizado durante o seminário.

Segundo Dikison Asfury, Gestor do Projeto Estruturante de Cosméticos de Base Florestal da Amazônia, no Acre o projeto está na fase de consolidação das parcerias. “O seminário nos possibilita difundir os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto em toda a Região Norte junto aos representantes das instituições parceiras e público alvo do setor de cosméticos, além de trazer para esse ambiente os atores que, de alguma forma, contribuem com o setor, nas esferas federal, municipal, estadual e não governamental”, diz.

Além do Sebrae/AC, representado por Dikison Asfury, participaram do evento Silvia Basso e Vasti Quintana, representando a Funtac, Fernando Escócio, representando a Universidade Federal do Acre (Ufac), o pesquisador Moacir Haverroth, representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Acre), e Alisson Sobrinho, representando a SOS Amazônia.