O Tribunal de Justiça do Acre encerrou nesta terça-feira, 6, a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – com a parceria de instituições como a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
Diversos produtos de cunho sustentável foram expostos no pátio de entrada da instituição. Artesanato, cerâmica e plantas chamaram atenção de quem passou pelo local.
A Divisão de Engenharia e Arquitetura da Funtac realizou a mostra de uma linha de móveis, artigos de jardim e produtos de linha de culinária gourmet que utilizam como matéria-prima o bambu e resíduos madeireiros.
“Trouxemos aqui o resultado dos projetos desenvolvidos pela nossa equipe técnica que trabalha o conceito e o design de todas as peças. Tudo isso é produzido na marcenaria da Funtac e futuramente poderá ser adquirido por quem quiser fazer a comercialização, por meio da transferência de tecnologia”, explicou a chefe do departamento Edinete Oliveira.
Naturalmente, o bambu é uma planta com características que o tornam capaz de se regenerar após o corte e viver até cem anos. Com o tratamento adequado, pode se tornar um material durável por muitas gerações.
Nesse sentido, a instituição tem buscado despertar a atenção de comunidades e cooperativas para o uso sustentável da fibra, que possui potencial tanto para a área da engenharia e arquitetura quanto da cosmética e artesanal.
Os sabonetes produzidos no Laboratório de Produtos Naturais (LPN) a partir da coleta de resíduos de óleo de fritura dos restaurantes do Via Verde Shopping também impressionaram pelo aroma que deixavam no estande.