Funtac assina termo de cooperação com a Ufac durante a Expoacre

O termo de cooperação oficializa a parceria entre Funtac e Ufac (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O termo de cooperação oficializa a parceria entre Funtac e Ufac (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) assinou termo de  Cooperação com a Universidade Federal do Acre (Ufac), na quarta-feira, 29, no estande da instituição no Galpão da Indústria na Expoacre.

O objetivo do termo é oficializar e expandir a parceria entre as duas instituições, que já está estabelecida na prática há muitos anos. “Esse termo de cooperação vem ampliar as nossas parcerias na questão científica, técnica, cultural, intercâmbio. Temos certeza que a partir de agora vamos continuar crescendo juntos como parceiros fortes e o Acre só tem a ganhar com essa parceria”, afirma Guida Aguino, vice-reitora da Ufac.

A diretora-presidente da Funtac, Dirlei Bersch, reforça a importância da assinatura do termo de cooperação entre as instituições. “Este termo vem oficializar essa relação de parceria, e isso traz um ganho muito grande, porque a gente vai buscar desenvolver projetos que tragam resultados para a sociedade do Acre”, declara.

O termo de cooperação oficializa a parceria entre Funtac e Ufac (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Rosangela e Paulo desenvolvem trabalhos de especialização em micropropagação (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Ao longo dos anos já passaram pela Funtac mais de 50 estagiários nas diferentes áreas da graduação como engenharia florestal, engenharia civil, química, biologia, entre outros. Este ano a instituição está com 12 estagiários, uma tese de doutorado sendo elaborada em parceira e uma dissertação de mestrado.

Maria Rosangela da Silva é bióloga do Laboratório de Sementes e Micropropagação da Funtac e mestranda do curso de Ciência e Tecnologia para a Amazônia. Ela está desenvolvendo o trabalho de micropropaganção de uma orquídea amazônica a partir de partes da folha. “Estou conseguindo multiplicar e induzir a formação de plantas é uma multiplicação de massa, devo ter umas quatro mil mudas”, diz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter