Por Suene Almeida
A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), por meio do Hospital do Idoso realizou, nesta quinta-feira, 16, o Simpósio de Saúde do Idoso, com tema: Condições Associadas à Longevidade. O encontro aconteceu no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC) durante todo o dia. O simpósio tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre os cuidados com a saúde do idoso, é o que destaca o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.
“Um dos encaminhamentos principais é sairmos daqui com algo concreto para o melhoramento dos nossos serviços, e já pensando na conferência de saúde que se aproxima, para que possamos discutir ações de melhorias assistenciais e cuidados com a pessoa idosa”, destaca João Paulo Silva.
O Hospital do Idoso é referência em todo o estado no atendimento às pessoas portadoras de doenças próprias do envelhecimento. “O evento reforça o compromisso da saúde pública com essa categoria”, é o que ressalta a chefe do Hospital do Idoso, Sneyla Santos.
“O cuidado com o idoso começa na atenção primária e perpassa por vários pontos da rede. O Hospital do Idoso é apenas um ponto de atenção desta grande rede. Nosso maior objetivo é disseminar estas informações e levar mais conhecimentos sobre esses cuidados, para que os profissionais de saúde conheçam de fato o que é dado de atendimento dentro de uma unidade como o Hospital do Idoso”, pontua Sneyla Santos.
O evento contou com representantes da área técnica da Saúde do Estado, do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Estadual de Saúde e do Ministério Público (MP).
Presente no Simpósio, a promotora Especializada de Defesa dos Direitos da Pessoa idosa, Vanessa Muniz, ressaltou sobre a atuação do MP nos cuidados e proteção a esse público.
“O Ministério Público tem o papel de fomentar a criação de políticas públicas voltadas para os idosos, e temos trabalhado bastante nisso, para que haja melhoria em todas as áreas, não só na saúde, mas na assistência social, e nas demais áreas que compreendem o cuidado com a pessoa idosa”, destaca Vanessa Muniz.
O simpósio deve levar conhecimentos a todo o público, sobretudo aos estudantes das faculdades acreanas e profissionais da Saúde, que estão diretamente ligados aos cuidados com a saúde dos idosos. Esther Macedo, acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (Ufac), fala sobre a contribuição do evento para sua construção acadêmica.
“Como acadêmicos, é importante estarmos participando desse simpósio para adquirir conhecimentos sobre a saúde do idoso, de como podemos lidar com esse público e como atuar futuramente em nossa profissão”, diz a estudante.