beba água

Fundhacre realiza ação educativa em alusão ao Dia Mundial do Rim  

A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) realizou na manhã desta quinta-feira, 10, uma ação em alusão ao Dia Mundial do Rim, que é comemorado em 11 de março, e alerta para a saúde renal. A ação foi realizada por meio do Setor de Nefrologia, em parceria com o Ambulatório, que é responsável pelo atendimento externo do hospital de usuários com diabetes e hipertensão arterial, maiores causas da doença renal.

Fundhacre realiza campanha educativa em alusão ao Dia Mundial do Rim. Foto: Danna Anute

A psicóloga do setor, Joana D’Arc Silva, que atua na área há 16 anos, destaca a importância de alertar a sociedade sobre os cuidados com a saúde dos rins, com o intuito de reduzir a ocorrência de enfermidades.

A ação se deu por meio do Setor de Nefrologia da Fundhacre, em parceria com o Ambulatório. Foto: Danna Anute

“Já aderimos a essa campanha há vários anos, pois sabemos da grande relevância de fazer o alerta como prevenção, para que a população não precisem chegar ao ponto de fazer um tratamento tão difícil, como a hemodiálise, que abala psicologicamente o paciente e a sua família”, explica Joana D’Arc.

Psicóloga do Serviço de Nefrologia da Fundhacre, Joana D’Arc Silva. Foto: Danna Anute

A campanha, criada pela Sociedade Internacional de Nefrologia, é coordenada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e este ano tem como tema Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal.

A ação educativa envolveu equipes, pacientes, acompanhantes e visitantes, e contou com a entrega de panfletos com explicações sobre a saúde dos rins, além de abordagem sobre hábitos de uma vida saudável e incentivo a fazer o exame de sangue para checar as dosagens de creatinina e ureia, que identificam como está a função dos órgãos.

A ação educativa contou com a entrega de panfletos com explicações sobre a saúde dos rins. Foto: Danna Anute

“Esta ação é para conscientizar sobre a saúde dos rins, para não perdermos nossos amigos e familiares para uma máquina de hemodiálise. O objetivo é que a campanha seja contínua, de prevenção, dirigida a familiares de pacientes renais crônicos. Agradecemos ao nosso presidente João Paulo Silva, que tem nos apoiado para a realização desta ação”, disse a chefe do Setor de Nefrologia, Lorena Seguel.

Lorena Seguel: “O objetivo é que a campanha seja contínua”.  Foto: Danna Anute

Nas salas de tratamento de hemodiálise a equipe de enfermagem da Nefrologia entregou aos pacientes os adesivos da campanha, sendo eles como prova viva do alerta para as doenças renais, multiplicadores do Dia Mundial do Rim.

Prevenção

Para evitar o aparecimento da doença renal, algumas recomendações de prevenção são fundamentais:

– Ingerir bastante líquidos;

– Urinar em intervalos de duas a três horas;

– Manter peso saudável;

– Controlar o diabetes;

– Acompanhar a pressão arterial;

– Evitar o excesso de sal na alimentação;

– Ter uma alimentação equilibrada;

– Praticar regularmente exercícios físicos;

– Não usar medicamentos sem orientação médica;

– Não fumar;

– Fazer exames preventivos de urina e creatinina;

– Consultar um médico regularmente.