A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (Scih), realizou nesta segunda-feira, 7, uma roda de conversa com os graduandos de Enfermagem, em que a pauta destacou as ações de prevenção e controle de Infeções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).
Os acadêmicos, provenientes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Centro Universitário Uninorte, iniciarão em breve um estágio supervisionado na Fundhacre. Por isso, o Scih resolveu promover o encontro, tendo como intuito conscientizar os futuros profissionais para as práticas de higienização, o não uso de adornos, como brincos, colares e anéis, por exemplo, e o uso de equipamentos de proteção individuais (Epis), que fazem parte dos protocolos de segurança na unidade hospitalar.
“As rodas de conversa com os futuros profissionais fazem parte das ações inseridas no plano estratégico de controle de infecção no ambiente hospitalar. O tema envolve a importância do serviço no complexo hospitalar, além de destacar os cuidados e as medidas de segurança no hospital, de modo a evitar os riscos de infecções e acidentes com materiais perfurocortantes”, relatou o coordenador do Scih e infectologista da Fundhacre, Alan Areal.