Teve início na terça-feira, 13, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Banco, um mutirão de exames de espirometria e de doppler arterial e venoso. Ao todo foram realizados 97 exames no complexo hospitalar.
“Temos realizado, nos últimos 24 meses, uma série de mutirões voltados para ações de saúde e o mutirão de exames é uma resposta concreta para sociedade, com o intuito de atender a população”, enfatiza o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.
O doppler arterial e venoso é um tipo de ultrassonografia que permite determinar a velocidade e o sentido da circulação sanguínea. É utilizado para identificar a presença de obstruções nas veias e artérias (arteriosclerose) obstruções congênitas, aneurismas e diversos tipos de doenças vasculares. Já a a espirometria é utilizada para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.
“Pra mim é uma benção, o sentimento é de alegria e gratidão”, relata a paciente Maria Gomes da Silva.
“Faço tratamento de trombose aqui na Fundação, e esse exame pra mim é muito importante. Estou feliz com o mutirão”, contou a paciente Luciane Xavier, que aguardava pelo exame de doppler arterial e venoso.