cuidando

Fundhacre acolhe os trabalhadores da saúde por meio do Plantão Psicológico

Encontros com um profissional de psicologia são capazes de proporcionar muitas mudanças na vida de qualquer pessoa. Isso pode inclusive preparar a mente para se libertar de sofrimentos e momentos difíceis. Por isso, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, juntamente com o Departamento de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde do Acre (Sesacre) estão atendendo os trabalhadores da saúde por meio do Plantão Psicológico, que pretende promover o bem-estar dos profissionais.

João Paulo Lima, estagiário no plantão. Foto: Danna Anute/Fundhacre

O Plantão Psicológico está sendo realizado as quartas-feiras na Fundhacre, na biblioteca da unidade. Atualmente são cinco semanas de atendimento psicológico orientado, com previsão de finalizar na quarta-feira, 17.

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NASTT) tem recebido a colaboração do serviço assistencial da Clínica da Uninorte, por meio do auxílio dos estagiários, que estão concluindo o curso de Psicologia na instituição, juntamente com a preceptora-doutora em Ciências da Saúde, Cleide Paula Rebouças.

Equipe do Plantão Psicológico da Uninorte. Foto: Danna Anute/Fundhacre

“No momento em que o Plantão Psicológico é disponibilizado para os servidores das unidades básicas de saúde, estamos acolhendo e amparando os trabalhadores conforme preconiza a política de humanização do Ministério da Saúde e demais atendimentos focados na assistência psicológica orientada, sendo alguns encaminhados para a rede de atenção psicossocial”, disse a psicóloga do Departamento de Humanização da Sesacre, Cleide Paula Rebouças.

Questões como compreender sentimentos simultâneos e vivenciar uma sensação de alívio são alguns dos relatos experimentados por pacientes que procuram atendimento de natureza psicológica orientada.

Atendimento psicológico na Fundhacre. Foto: Danna Anute/Fundhacre

“Atenção psicossocial estratégica é o nosso foco à saúde do trabalhador. O Plantão Psicológico é uma perspectiva de expansão potente do serviço de psicologia na Fundhacre, logo, isso é essencial para uma rede de cuidados que buscam amparar o servidor, lhe proporcionando escuta, além de romper com paradigmas consolidados da saúde mental disseminado no decorrer dos tempos”, disse o presidente da Fundação Hospitalar, João Paulo Silva.