Governo lança campanha alusiva ao Dia Mundial de Controle do Diabetes

Por Cecília Messias

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), lança a campanha em alusão ao dia Mundial de Controle do Diabetes, que foi instituído para o dia 14 de novembro.  O evento visa orientar a população sobre cuidados com a prevenção e controle aos portadores da doença.

Rocheli Negreiros possui diabetes tipo 1 desde a infância e já perdeu a visão de um olho. Foto: Cedida

O diabetes é uma doença silenciosa que atinge cerca de 463 milhões de pessoas no mundo, de acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes. No Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira do Diabetes, no ano de 2019, mais de 13 milhões convivem com a doença. E, infelizmente, dados não animadores estimam que ainda afetará 21,5 milhões de pessoas até 2030.

De acordo com Mayra Wolter, enfermeira do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas Eixo Hipertensão/Diabetes e Doença Renal da Sesacre, as ações serão realizadas em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Unimeta – Centro Universitário e Rede Magrass e objetiva conscientizar e incentivar a melhoria, proporcionar educar pessoas portadoras e profissionais de saúde.

Como parte das atividades, estão inseridas nas mídias sociais (rádio e TV, vinhetas referentes à prevenção do diabetes, bem como entrevista no próximo dia 11, concedida pela nutricionista Ana Luiza Gonçalves Freire, coordenadora da Área de Alimentação e Nutrição da Semsa, que discorrerá sobre o tema “Alimentação saudável como prevenção do diabetes e suas complicações”.

“No Acre, em 2020, foram realizados 18.030 atendimentos, 132 casos de internações e, infelizmente 166 pessoas vieram a óbito por Diabetes Mellitus, enquanto que no ano em curso, 2021, foram confirmadas 96 mortes, segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).  A maioria desses casos de DM tipo 2, poderia ser evitado pela promoção de hábitos saudáveis, atividade física regular e dieta equilibrada”, destaca Mayra.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter