Funcionários da SEPN fazem mutirão no Viveiro da Floresta

Funcionários fazendo o preparo para as mudas (Fotos: Assessoria SEPN)

Funcionários fazendo o preparo para as mudas (Fotos: Assessoria SEPN)

Os funcionários da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) participaram de um dia de campo no Viveiro da Floresta. A equipe trabalhou nos canteiros retirando ervas daninhas das mudas e fazendo o preparo do substrato para o café. As sementes foram cedidas pela Embrapa e estão sendo cultivadas, e em breve serão distribuídas gratuitamente para produtores rurais do Estado para fomentar essa cadeia produtiva.

“O café é orgânico, por isso estamos fazendo o trabalho manual de retirar as ervas daninhas que estão nascendo nas mudas, porque elas concorrem na água e adubo com a muda de café, atrapalhando seu desenvolvimento”, explica a engenheira agrônoma Michelma Lima.

A prática também é uma ação de gestão administrativa, pois retira os funcionários da rotina e os leva para um novo ambiente, como declara o chefe do Planejamento, Cézar Henrique Souza: “Eles se engajaram nesse trabalho, mas o bom mesmo é que estamos tendo uma compreensão mais profunda da política pública que apoiamos”.

O chefe do Departamento de Transporte, Carlos Rocha, disse que é muito gratificante, porque sabe que as mudas vão ajudar muitas famílias. “Nós vamos cuidando das mudinhas e logo vamos vendo o resultado desse trabalho, e é muito bom saber que fazemos parte dos resultados.”

Os 120 quilos de sementes doadas estão gerando 400 mil mudas de café “conilon”. Mudas que estavam em estágio acelerado também foram transferidas para saquinhos, forma pela qual serão entregues para os produtores rurais. O café ainda se desenvolverá até o mês de outubro no viveiro, pois é um ambiente controlado para condições ideais de desenvolvimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter