Aluno acreano é premiado pela segunda vez em concurso nacional de escrita

Paulo Renan foi o único aluno da Região Norte classificado para a viagem internacional (Foto: Concita Cardoso/SEE)

Paulo Renan foi o único aluno da Região Norte classificado para a viagem internacional (Foto: Concita Cardoso/SEE)

Aluno do terceiro ano de ensino médio, com 15 anos de idade e pretendendo cursar medicina, Paulo Renan de Souza Figueiredo poderia ser mais um entre vários estudantes do antigo segundo grau. Mas o jovem acreano, que tem interesse pelo contato com outras culturas e pela leitura de autores como Clarice Lispector, Machado de Assis e Cecília Meireles, foi classificado pela segunda vez em um concurso nacional de escrita.

Entre escolhidos de São Paulo, Paraíba, Paraná e Sergipe, o estudante da Escola Estadual José Rodrigues Leite foi o único da Região Norte selecionado para a 11ª edição do concurso “Caminhos do Mercosul”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para fortalecer a identidade Mercosul dos estudantes brasileiros de ensino médio – em 2012, ele havia sido premiado na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa das escolas públicas.

O trabalho apresentando por Paulo Renan teve como título “Café  e Colômbia: Construindo Sociedades Híbridas”, entrando em harmonia com o tema deste ano, que era “Colômbia – A Rota do Café”, no qual cada estudante participante teve que apresentar um trabalho original de caráter histórico-literário.

“Por meio do meu trabalho, quis mostrar a admiração pela produção colombiana de café, que planta de maneira única, e também quis propor a união das culturas através das relações diplomáticas”, explicou Paulo Renan.

A viagem com destino à Colômbia será entre os dias 6 e 18 de setembro deste ano. Por país, foram selecionados seis alunos – Paraíba teve dois representantes – com boa atuação escolar e disposição para conviver e entrar em contato com outras culturas e crenças religiosas.

“Sempre quis realizar uma viagem internacional, conhecer outras culturas, e agora tenho a oportunidade de realizar um dos meus maiores sonhos. Espero representar bem o Acre e a Região Norte. Tudo aquilo que você produz dá frutos um dia, e agora estou colhendo os meus”, declarou o estudante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter