Materiais médicos e de locomoção vão beneficiar índios de todo o Estado
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recebeu na tarde desta terça-feira, 26, das mãos do secretário Especial de Saúde Indígena, Antonio Alves de Souza, equipamentos médico-hospitalares e de locomoção para unidades de apoio aos povos indígenas em todo o Acre e regiões de fronteira com o Amazonas. A entrega inclui cadeiras de rodas, equipamentos médicos e odontológicos, computadores, fogões, 12 novos carros e dois barcos.
Os equipamentos surgiram a partir da recém-criada Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, em parceria com o governo estadual e prefeitura de Rio Branco, e foram repassados à Funasa. “Esse compromisso com a saúde indígena não é só do ministro da Saúde, José Padilha, mas de todo o ministério e seus departamentos”, conta o secretário Antonio Alves de Souza, em visita ao Acre para discutir a situação da saúde indígena.
Os municípios beneficiados pelos novos equipamentos são Sena Madureira, Assis Brasil, Santa Rosa do Purus, Manuel Urbano e as cidades de Pauini e Boca do Acre, no Amazonas. Tudo isso para o atendimento de 114 aldeias, que englobam aproximadamente nove mil índios no Purus e doze mil no Juruá.
Raimundo Costa, chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) Purus, declarou: “Muita coisa precisa ser construída, não adianta negar, mas vamos trabalhar para que a demanda seja suprida”. Iniciativas como essa reforçam o novo patamar de reestruturação e fortalecimento da Funasa.
“Se trabalhar a saúde pelo SUS dentro da cidade já é difícil, saúde indígena é mais difícil ainda”, lembrou Souza. A Sesai também passará a atuar na valorização do funcionário, pois esse importante trabalho só pode ser realizado a partir do momento que as pessoas realmente se dedicam com intensidade a esse esforço tão importante.
O assessor especial de Assuntos Indígenas do governo do Estado, José Lima Kaxinawa, lembrou que a prioridade é melhorar o atendimento médico nos pólos e fortalecer o apoio. “Faltam ainda muitas coisas para suprir as necessidades dos povos indígenas e a área de profissionais, mas estaremos lutando para isso.”
Já Carlos Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente, reafirmou o apoio do governo do Estado à Sesai. “Queremos que o trabalho deles seja fortalecido, lembrando que é do governo federal a responsabilidade do atendimento básico de saúde aos povos indígenas e de responsabilidade do Estado os casos de média e alta complexidades”, destacou.