Evento em Rio Branco reúne secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Norte
Secretários de Estado da área de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Norte vieram ao Acre para debater o fortalecimento das ações dessa área desenvolvidas na Amazônia, durante programação de debates e palestras realizada nesta sexta-feira, 18, na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
O Fórum Regional Norte é uma das etapas de discussão do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia (CONSECTI) e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
Segundo o presidente da Funtac, César Dotto, três pontos essenciais serão discutidos no Fórum: Rede de Biotecnologia e Biodiversidade da Amazônia, Fundo Amazônia e os Fundos Estaduais de CT&I, e SUDAM – Financiamento da Ciência e Tecnologia da Região Norte. "O objetivo maior é integrar a região, pois nós ganhamos mais força quando apresentamos os projetos na área de ciência e tecnologia", explica.
Na quinta-feira, 17, os representantes, presidentes e secretários das secretarias e fundações de amparo a ciência e tecnologia se deslocaram para Xapuri, realizando uma visita à fábrica de camisinhas Natex. A fábrica é a primeira do país a utilizar látex de seringueiras nativas para a fabricação de preservativos, por isso é utilizada como exemplo de desenvolvimento tecnológico na Amazônia.
Já nessa sexta-feira os participantes do Fórum, junto a André Luiz Lopes de Souza, coordenador do Ministério da Integração Nacional, se reuniram para discutir além dos objetivos principais, assuntos internos de interesse dos dois conselhos. As discussões estão voltadas para o incentivo aos editais de investimento tecnológico, onde a região Norte ainda luta por avanços. Segundo Marcílio de Freitas, secretário de Ciência e Tecnologias do Amazonas, "essa é uma oportunidade dos estados da Amazônia reafirmarem seu compromisso, integrando essa região estratégica para o Brasil a um plano nacional em Ciência e Tecnologia".
CONFAP e CONSECTI
O CONFAP foi criado oficialmente em 2007. É uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo maior articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Atualmente, agrega fundações de vinte e dois Estados mais o Distrito Federal.
O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia (CONSECTI) tem contribuído para a consolidação do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e da Lei de Inovação. Buscando criar um sistema de interação que propicie a criação de um modelo sistêmico de CT&I no país, o CONSECTI estabelece relações de troca de experiências com as principais instituições congêneres.
A cooperação entre os governos federal e estaduais possibilita maior coordenação para implementação das políticas públicas de maneira articulada às agendas locais de desenvolvimento e potencializando seus resultados.