Prevenção e participação da sociedade civil são temas abordados
O 1º Fórum de Prevenção ao HIV e Uso Indevido de Drogas e o 1º Fórum Ungass/Aids Acre querem discutir a participação da sociedade civil na prevenção da doença e do uso de entorpecentes. Com o tema "A Sociedade Construindo sua História", o evento reúne profissionais de saúde e representantes de organizações governamentais e não-governamentais nos dias 9 e 10 deste mês, no auditório do Sebrae Centro, de 8 às 18 horas.
Na ocasião deverão ser definidas a ampliação e interiorização da Ungass no Estado, através das políticas públicas para o monitoramento das metas e dos compromissos firmados na Declaração de Compromisso das Nações Unidas sobre HIV/AIDS adotados pelo Brasil.
Segundo Janise Cardoso, coordenadora do evento, a Ungass é um instrumento para o ativismo e para a gestão pública, como recomendações propositivas para o avanço das políticas de enfrentamento da Aids. "Nas assembleias gerais da Organização das Nações Unidas, tem sido recomendado que a sociedade civil realize seus próprios processos de monitoramento, uma vez que muitas situações afetam o cotidiano, em especial o das populações mais excluídas", explica Cardoso.
Os fóruns são uma realização da Associação Agá & Vida, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) e com o Fórum de ONGS/AIDS do Acre, para fortalecer a participação da sociedade civil no processo de monitoramento da UNGASS/AIDS nos níveis municipais, estadual e nacional.
PROGRAMAÇÃO
9 de março
7h30 – 08h00min: Credenciamento
8h00 – 09h00min: Abertura
9h00 – 10h15min: "Apresentação do Plano de Enfrentamento das DST/HIV/AIDS entre gays, HSH, travestis, feminização e saúde nas escolas"
Convidadas: Francimary Muniz (Coord. Estadual de DST/AIDS) e Eliana Karem (Coord. Municipal de DST/AIDS)
Moderador: Antonio Balica
10h15 – 10h30: Debate
10h30min – 12h00min: "Políticas de Referenciamento da Ungass/Aids e suas Ações de Monitoramento" Palestrante: Jair Brandão Filho – GESTOS / PE
Convidados: Eduardo Barbosa / Mauritânia Pereira – Programa Nacional de DST/ AIDS.
12h00 – 14h00: Almoço
14h00 – 15h30: Demandas e Expectativas: "O Olhar da Sociedade Civil e o Monitoramento do Cumprimento das Metas e dos Compromissos previstos na Declaração Política sobre HIV / AIDS das Nações Unidas adotadas pelo Brasil /ACRE"
Debatedores: Aphac, Agá & Vida, Apadeq, Savi, Aredacre, Coordenações Estadual e Municipal/PN
Moderadora: Darnycley da Costa Almeida
15h30 – 15h45: Intervalo
15h45 – 18h00: "Políticas de articulação, construção e fortalecimento do fórum/ONG/Aids no estado do Acre"
Convidados: PN (Eduardo Barbosa) / CE (Francimary/ CM (Eliana Karem/ SES (Thor Dantas)/ SEMSA (Pascal Kalhil) FÓRUM DE ONG´s AIDS ACRE (Janete Alves).
10 de março
9h00 – 10h30: "A Saúde Mental no Contexto das Drogas e HIV /AIDS, Avanços e Perspectivas"
Palestrante: Coordenação de Saúde Mental
Convidado: Ivo Brito – PN-DST/AIDS
10h30 – 12h00: "Comunidades Terapêuticas: "Uso de Drogas e vulnerabilidade às DST/ HIV/ AIDS"
Painel: Apadeq, Caminho de Luz, Arco-Íris, Desafio Jovem Peniel
Moderadora: Darnycley Almeida
14h00 – 15h00: "Direitos Humanos: Usuários de Drogas vivendo com HIV / AIDS"
Palestrante: J. Conceição – Sejudh
Moderador: Gilson Roberto