Fortalecimento de parcerias marca o encerramento das comemorações do Dia do Meio Ambiente no Acre

Durante o II Acre Ambiental, representantes dos 22 municípios e das três esferas do poder público pactuam ações integradas na gestão ambiental

semana_meio_ambiente_foto_angela_peres_1.jpg

Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, afirma que até 2010 todas as cidades do Estado terão concluído o Zoneamento municipal (Foto: Angela Peres/Secom)

A socialização de informações referentes aos instrumentos e ferramentas de Gestão Territorial e Ambiental, a pactuação de ações integradas entre as três esferas do poder público e os lançamentos de produtos que auxiliam na gestão ambiental são alguns dos resultados do segundo Acre Ambiental. O ato realizado em Rio Branco entre os dias 2 e 5 de junho reuniu os representantes dos 22 municípios acreanos com a proposta de fechar agendas conjuntas de trabalho.

Dentre os compromissos e responsabilidades assumidos pelos secretários de Meio Ambiente para a implementação da gestão ambiental e territorial estão a ampliação e fortalecimento da Rede Estadual da Agenda 21, com a construção de um Plano de Comunicação, Acompanhamento e Avaliação; o estabelecimento de parcerias técnicas com o Sistema de Proteção da Amazônia para capacitações em Geoprocessamento para a equipe técnica municipal; a implementação de um modelo de gestão ambiental compartilhada e também a realização de capacitações para gerenciar os resíduos sólidos urbanos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, até 2010 todas as cidades do Estado terão concluído o Zoneamento municipal, sendo que 12 devem ser finalizados até o final desse ano. Para auxiliar na elaboração dos detalhamentos dos municípios, foram entregues aos secretários a Coleção de Mapas Temáticos, desenvolvidos a partir dos estudos do ZEE.

Outro aspecto importante apontado pelo secretário Eufran foi a reafirmação do compromisso dos poderes públicos municipais em relação ao apoio ao Programa de Regularização do Passivo Ambiental, inclusive com a responsabilidade de divulgar o Programa de Certificação das Unidades Produtivas para que mais famílias realizar a adesão.

“Os acordos e os produtos lançados durante o encontro são resultado de um trabalho que vem sendo realizado há anos, que visam a promoção do desenvolvimento e da igualdade social, sem esquecer do respeito ao meio ambiente”, concluiu a presidente do Instituto do Meio Ambiente, Cleísa Cartaxo. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter