Fortalecimento da produção de café no estado é discutido por instituições

A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 21, no gabinete civil (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A reunião foi realizada nesta sexta-feira, 21, no Gabinete Civil (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu no Gabinete Civil nesta sexta-feira, 21, com representantes de instituições do Estado para discutir o fortalecimento da cadeia produtiva do café. Com a parceria entre as secretarias será possível expandir os programas de incentivo à cafeicultura e aumentar o número de famílias que já têm sido beneficiadas com o cultivo.

Compareceram à reunião membros da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Instituição de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e Embrapa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há dois anos o Acre movimentou mais de quatro milhões e meio de reais na área de produção do café. A estimativa é que até 2017 sejam movimentados 15 milhões.

De acordo com o secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis, a previsão para este ano é que sejam plantados mais 1.400 hectares de café. “É uma meta ousada, mas com a parceria é possível alcançá-la e poderemos fortalecer a cadeia”, afirma.

“Cada instituição contribuirá na área que lhe compete e, no caso da Embrapa, entramos com a parte mais técnica, de geração de conhecimento e tecnologia, além de treinamentos e capacitações”, explicou a chefe da área de transferência de tecnologias da Embrapa Acre, Patrícia Drummond.