Formatura marca os 98 anos da Polícia Militar do Estado do Acre

PMs com 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação receberam medalhas (Foto: Assessoria PM)
PMs com 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação receberam medalhas (Foto: Assessoria PM)

Uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 23, no pátio do quartel do Comando Geral, reuniu várias autoridades de Estado para comemorar os 98 anos da Polícia Militar.

O evento também marcou a entrega de medalhas aos policiais militares com 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação. As medalhas do mérito Coronel Fontenele de Castro e Plácido de Castro agraciaram as autoridades de Estado.

Para o comandante-geral, Anastácio dos Reis, é uma alegria celebrar mais um ano de vida da instituição, o que fortalece a história e os valores da corporação. “Parabéns a todos os policiais militares, pois eles fazem parte diretamente desta data. Agradeço todo o apoio das instituições aqui representadas nesta formatura”, frisou.

O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, falou da importância da corporação nas ações e parabenizou a todos por mais um aniversário da corporação.

Histórico da PMAC

Em 25 de maio de 1916, o governo federal, por meio do decreto n° 12.077, criou as Companhias Regionais, com missão de conservar a ordem pública em cada departamento, inclusive do então criado Alto Tarauacá. As Companhias Regionais são consideradas o embrião da Polícia Militar de hoje, por isso se comemora o aniversário da PMAC no dia 25 de maio.

A estrutura organizacional da milícia acreana modificava-se de acordo com o desenvolvimento administrativo do Acre. Após a unificação dos Departamentos, em 1° de janeiro de 1921, as Companhias Regionais foram extintas. Em seu lugar, foi criada a Força Policial do Território Federal do Acre. Em 30 de junho de 1934, a Força Policial do Território Federal do Acre dá lugar à Polícia Militar do Território Federal do Acre. Essa denominação perdurou até 6 de setembro de 1945, quando é criada a Guarda Territorial do Acre. Com a promulgação da primeira constituição do Estado do Acre, em 1° de maio de 1963, o nome da milícia acreana passa a ser Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).

Por falta de estrutura, a PMAC só veio a ser concretamente instalada em 31 de março de 1974. Vale ressaltar que, para efeito de comemoração de seu aniversário, a lei n° 812l de 5 de dezembro de 1984, instituiu o 25 de maio de 1916 como o marco inicial da instituição.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter