Alunos da Escola Técnica em Saúde contam como os cursos têm transformado suas vidas
As aulas das novas turmas da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha – unidade descentralizada do Instituto Dom Moacyr – tiveram início há pouco mais de 15 dias, mas o impacto da qualificação profissional já é grande na vida dos jovens e trabalhadores que estão fazendo os cursos.
São 210 educandos inseridos nos cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico em Radiologia. O grande diferencial dessas turmas é que foram as primeiras abertas pelo governo do Estado à comunidade em geral. Até hoje, os cursos atendiam as demandas do Sistema Único de Saúde, ou seja, a formação era destinada somente a trabalhadores que já atuavam no Sistema, mas não possuíam a qualificação adequada.
Maria Auxiliadora Frota, moradora do Conjunto Jorge Lavocat, faz o curso Técnico em Radiologia. Para ela, a oportunidade de ter uma profissão foi impossível de ser desperdiçada. “Todo dia eu levo um conhecimento novo para a casa, não só por meio dos mediadores, mas pela convivência com os colegas também. Desde que comecei o curso a minha vida mudou lá em casa, minha mente se abriu e eu tenho aprendido a ser uma pessoa melhor, como mulher, mãe e esposa”, disse.
Na primeira semana dos cursos, além de conhecer a infraestrutura da escola, a equipe e a proposta pedagógica que é desenvolvida em todas as unidades do Instituto Dom Moacyr, os educandos tiveram contato com a realidade do mundo do trabalho de cada uma das áreas que optaram, por meio de visitas técnicas a diferentes unidades de saúde em Rio Branco, tanto públicas quanto privadas.
A turma de Auxiliar de Saúde Bucal, por exemplo, visitou, dentre outros, a UPA da Via Verde e o SESC. Os educandos do Técnico em Radiologia conheceram as instalações do Centro de Diagnóstico por Imagem do Acre (CEDIAC) e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB). Já os do curso técnico em Nutrição e Dietética visitaram o Hospital da Criança e o Restaurante Popular.
Por fim, os futuros Técnicos em Enfermagem, por exemplo, conheceram o Hospital das Clínicas, e a turma do curso Técnico em Análises Clínicas visitou os laboratórios da Rede Estadual e da Rede Municipal de Saúde.
Mais depoimentos
Josemir Silva, Curso Técnico em Nutrição e Dietética. “Quando comecei, fiquei receoso, pois não tinha noção de como era o mercado de trabalho. Hoje, a cada dia que a gente participa das aulas, a cada nova atividade, cresce o desejo de se realizar como profissional da área.”
Jubilene Falcão, Curso Técnico em Análises Clínicas. “Procurei o Instituto Dom Moacyr porque estava desempregada. Eu estou achando muito boa essa experiência vivida aqui, estou adquirindo novos conhecimentos, e minha mente está se abrindo para novos rumos.”
Durval Nascimento, Curso Técnico em Análises Clínicas. “O curso é bem atualizado. A metodologia utilizada na Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha é bem atual, objetiva e avançada, bem diferente de qualquer escola."