Faça do carnaval uma grande festa

Alguns cuidados com a saúde podem fazer toda a diferença antes, durante e depois da festa

acarnaval_2010_foto_odair_leal_1.jpg

No carnaval não esqueça de cuidar do seu corpo. (Foto: Odair Leal)

Brincar, dançar e pular. O carnaval é a maior festa popular brasileira e reúne milhares de pessoas todos os anos. Para garantir o carnaval com mais alegria e sem lembranças desagradáveis, é importante não descuidar da saúde.

Passar noites sem dormir, não se alimentar direito, exagerar no consumo de álcool e no esforço físico. Essa falta de cuidados pode ocasionar alguns riscos, como a desidratação, os desmaios, as lesões musculares – principalmente naquelas pessoas que não costumam fazer nenhum tipo de atividade física e estão acima do peso -, as intoxicações alcoólicas, fazendo o carnaval terminar mais cedo para muitos.

Segundo o nutricionista e bacharel em educação física Edinaldo Carvalho, devido ao grande esforço físico durante o carnaval, as partes do corpo mais atingidas são os joelhos e os tornozelos, e o problema mais comum é a cãibra. “Quem não pratica exercícios físicos regularmente é aconselhado fazer alongamento antes de ir às festas, e para garantir o pique todos os dias é necessário um bom repouso”, aconselha.

Para Carvalho, quem brinca carnaval deve se hidratar constantemente, seja com água, água de coco ou sucos naturais, bem como comer frutas, legumes e alimentos leves com pouco condimento.

“Além de se alimentar bem, é importante ter cuidado com o que se come nas ruas. Antes de comprar algum alimento, analise a forma de conservação e de preparação, verifique se o ambiente está limpo e tem materiais descartáveis, como copos e pratos”, orienta o nutricionista.

Outra atenção que se deve ter é com o beijo na boca, pois muitas pessoas costumam beijar vários parceiros e isso pode acarretar doenças bucais. “O beijo na boca, além de transmitir bactérias que causam cáries, gengivite, boqueira, também pode transmitir vírus causadores de doenças, como algumas DSTs”, informa a gerente da Divisão Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde, Verônica Barbosa.

Os foliões também não devem esquecerde se proteger das doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids e as hepatites virais (B e C). Para a coordenadora Estadual de DST/Aids, Francimary Muniz, os foliões não podem esquecer a responsabilidade com a saúde. "Nesses dias de festa é importante aumentar os cuidados, como usar camisinha em todas as relações sexuais como forma de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.”

Se sentir cansaço exagerado, palpitações, falta de ar e dor no peito, procure o Serviço Móvel de Urgência (Samu), que estará disponível nos pontos de grande movimentação durante os dias de carnaval. 

Dicas para passar um carnaval com saúde

• Beber muita água, água de coco, sucos da fruta antes, durante e depois de cair na folia para evitar a desidratação;

• Ingerir alimentos leves e naturais, evitando o excesso de sal e enlatados;

• Moderar na alimentação, evitando assim a intoxicação estomacal, diarréias, febre e vômitos.

• Usar sapatos confortáveis, de preferência de saltos baixos ou tênis. Usar os saltos altos aumenta a carga nas articulações;

• Não existe remédio para a ressaca. O certo é a moderação. Tomar produtos antes ou depois de ingerir bebidas alcoólicas não funciona, é mito. Tomar água durante o consumo é recomendado, mas não evita a dor de cabeça no dia seguinte. Controlar o consumo de álcool; Evitar misturar bebidas energéticas com álcool; Utilizar preservativo no ato sexual; 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter