A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do secretário adjunto, coronel Evandro Bezerra, e do diretor operacional, Marcos Frank, esteve reunida neste sábado, 4, com a equipe da Prefeitura de Assis Brasil, bem como com representantes das Forças de Segurança, como Polícia Militar, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e empresários do setor de combustíveis, para planejar esforços com o objetivo de mitigar os problemas causados pela entrada de peruanos em Assis Brasil, em busca de combustíveis.
Como ação imediata, houve a fiscalização de vendas irregulares e a permanência de equipes do Gefron e da PRF no município para prestar apoio à polícia local para a restauração da ordem.
O coronel Evandro Bezerra explicou que ficou decidido, com os proprietários do posto de combustível, a definição de uma bomba preferencial para atender brasileiros, assim como manter uma reserva de combustível para atender os serviços essenciais do município.
“Com as ações que foram adotadas pela Secretaria de Segurança Pública junto aos órgãos competentes e as equipes da Polícia Militar, Gefron e PRF, até o momento não houve maiores problemas no local. Os peruanos são colaborativos e estão acatando as orientações das autoridades”, ressaltou o secretário adjunto.
Na ocasião, participaram do planejamento das ações a serem desenvolvidas o vice-prefeito de Assis Brasil, Reginaldo Bezerra, e sua equipe, o comandante da Polícia Militar do município, tenente Daniel Ferreira, equipes da PRF e do Gefron.