monitoramento

Saúde notifica caso suspeito de monkeypox no Acre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de Centro de Intervenções Estratégicas em Vigilância Sanitária (Cievs), notifica neste domingo, 5, um caso suspeito de monkeypox no município de Manoel Urbano.

Sendo assim, o estado segue com um total de 43 casos notificados, 1 confirmado, 41 descartados, 1 suspeito e 1 com perda de seguimento, ou seja, aquele que não tem registro de vínculo epidemiológico; ou quando o paciente não realizou a coleta de exame laboratorial, ou fez, mas a amostra foi inviável; ou que teve resultado inconclusivo; ou, ainda, aquele que não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas.

O que é a doença

A monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. Foi considerada emergência de saúde pública global, em 23 de julho deste ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sintomas

Erupções cutâneas, lesões em mucosas, febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos (ínguas), dores nas costas, dores musculares e fadiga.

O que fazer em caso de suspeita

O atendimento para casos suspeitos está disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A rede conta com insumos para coleta de amostras das lesões cutâneas para análise laboratorial.