Forças de segurança do Estado e da União recebem capacitação em gerenciamento de crises

Dentre as diversas situações em que o profissional da segurança pública pode se deparar, uma das mais delicadas é atuar em ocorrências extremas, que coloque em risco a vida de outras pessoas. Para isso, o policial precisa estar devidamente preparado, a fim de retomar o controle da situação e preservar o que há de mais importante entre os fatores envolvidos, a vida das pessoas.

Visando aprimorar e capacitar os profissionais de segurança pública do Estado e da União é que a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) iniciou nesta terça-feira, 25, mais um curso preparatório para gerenciamento de crises.

A aula inaugural contou com a participação dos principais representantes das Forças de Segurança do Estado e da União. Foto: Dhárcules Pinheiro.

Uma solenidade de abertura para aula inaugural e início dos trabalhos foi realizada no auditório da Polícia Federal, com a presença dos 40 policiais voluntários para o curso, instrutores, palestrantes e os principais representantes das forças de segurança do Estado e da União, entre eles, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF-AC), Polícia Militar do Acre, Polícia Civil, Polícia Penal, Instituto Sócio Educativo e Corpo de Bombeiros do Acre.

“Acreditamos que o conhecimento salva vidas e também muda histórias de vida. Temos aqui a seleção dos melhores instrutores para repassar sabedoria e o conhecimento necessário, a fim de aprimorar nossos policiais em situações extremas e de gerenciamento de crises. Este não será o único, não vamos parar por aqui. Estamos trabalhando para garantir recursos e investir cada vez mais em capacitação e apostamos também na integração das forças, pois trabalhando juntos e em harmonia podemos fortalecer o Estado”, destacou Paulo Cézar Rocha dos Santos, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública.

O secretário Paulo Cézar afirmou que mais cursos serão ministrados nos próximos meses, a fim de capacitar os profissionais da segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro

O curso terá duração de 150 horas, sendo distribuídas em aproximadamente 21 dias com aulas práticas e teóricas ministradas por instrutores que vieram de outros estados. O palestrante da aula inaugural, Wanderley Mascarenhas, é coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado de São Paulo e foi um dos pioneiros a implantar o curso para gerenciamento de crises no país.

“Oferecemos vaga não só para os profissionais do estado, mas também da União e ainda para profissionais de estados como Rondônia e Amanozas. Serão treinados para atuação em eventos cruciais que exijam resposta imediata e negociação, assegurando soluções aceitáveis, preservando vidas e que devolvam a tranquilidade do ambiente. Ao final todos estarão devidamente habilitados e preparados para defender a sociedade nas situações mais extremas já conhecidas”, explicou o coordenador do curso, coronel Giovane Lima.

O Coronel da reserva remunerada foi o escolhido para organizar e coordenar o curso de Gerenciamento de Crises no Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro

Bacharel em Direito e também doutor em ciências policiais, o palestrante, Wanderley Mascarenhas, já publicou seis livros baseados na sua experiência profissional e atuação na área da segurança pública. Esta é a sua primeira passagem pelo Acre e pretende repassar todo o ensinamento necessário para ministração do curso.

A aula inaugural do curso contou com a participação do coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Wanderley Mascarenhas. Foto: Dhárcules Pinheiro”É uma honra muito grande ministrar esse curso aqui no Acre, pois como um dos precursores do assunto e um dos primeiros a capacitar profissionais para atuação em gerenciamento de crises no país, percebo que o ensinamento está sendo difundido. E me trás mais gosto ainda ministrar em um lugar onde vejo a união entre as forças de segurança. Isso potencializa resultados e o estado só tem a ganhar”, finalizou  o palestrante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter