Floresta Amazônica é tema do concurso “Caminhos do Mercosul”

Cartaz Caminhos do MercosulEstão abertas as inscrições para o Concurso Histórico-Literário “Caminhos do Mercosul” – Convocatória 2015″. Este ano, o Brasil será o país organizador do concurso, que tem como objetivo promover a integração regional e cultural entre os países da América do Sul, por meio do tema “Floresta Amazônica: Patrimônio da Humanidade”.

O concurso é voltado para estudantes do ensino médio que tenham entre 15 e 17 anos. O interessado deve escolher um dos seguintes subtemas: “A educação como processo de preservação da Floresta Amazônica”, “O ciclo da água na Amazônia”, “História dos povos tradicionais da Amazônia” e “O extrativismo como alavanca do desenvolvimento amazônico”.

Tema escolhido, o aluno deve elaborar um único trabalho original, que poderá ter os seguintes formatos: investigação histórica, monografia, ensaio e texto literário, com uma extensão mínima de cinco páginas e máxima de dez, digitadas em fonte Times New Roman, espaçamento duplo e tamanho 12. Além dessas páginas, poderão ser juntados os anexos como gráficos, entrevistas ou bibliografia.

Os melhores trabalhos serão selecionados por um comitê construído pelo Ministério da Educação (MEC), que levará em consideração criatividade, originalidade, manejo da língua portuguesa e espanhola e referência das distintas fontes.

Serão selecionados seis alunos, que ganharão uma viagem acadêmica, recreativa e cultural ao Estado do Amazonas, com todos os custos cobertos, no período de 18 a 25 de outubro deste ano. Os documentos deverão ser encaminhados à Assessoria Internacional do MEC até 10 de julho de 2015.

Detalhes sobre o concurso podem ser acessados no portal do Ministério da Educação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter