Fieac inaugura unidade integrada Sesi/Senai em Cruzeiro do Sul

Espaço vai expandir a oferta de cursos voltados à área industrial

O sistema Fieac inaugura nesta quarta-feira, 28, a Unidade Integrada Juruá, que abrangerá todas as atividades ligadas ao Sesi e Senai. Como o Acre está se voltando para a industrialização, inclusive com instalação de um polo industrial em Cruzeiro do Sul, a inauguração da unidade é muito importante, já que ela engloba a Escola Senai, que se ocupa da formação  profissional do cidadão para a indústria.

Em terreno de 11 mil metros quadrados foram erguidos, além de um prédio para a administração, três pavilhões, com seis salas de aula e duas salas de informática. Um dos pavilhões está destinado à construção civil, outro para a área de alimentação e o terceiro para eletrônica e mecânica automotiva. Nesta quarta, 28, Cruzeiro do Sul comemora 107 anos de fundação, e no entender do gerente do Senai em Cruzeiro do Sul, Alfredo Nascimento, a nova unidade significa um "grande presente" de aniversário para a cidade.

Com muito orgulho, Nascimento diz: "Agora não seremos apenas o posto avançado de Cruzeiro do Sul, e sim a Escola Senai do Juruá ou a Unidade Integrada Sesi/Senai do Juruá. Se neste ano, com a estrutura precária que tinha, o posto avançado pode atender cerca de 400 alunos, a expectativa é atender no ano que vem algo em torno de 1.200 pessoas".

Segundo Nascimento, de início haverá continuidade nos cursos oferecidos – de pintura em tecido, redação e informática básica -, mas com a consolidação da escola serão oferecidos cursos profissionalizantes na área da construção civil, bombeiro hidráulico, carpinteiro, telhadista, pedreiro e mecânica automotiva (carros e motos), com possibilidades de trazer também o curso de injeção eletrônica. Na área de alimentação, neste ano continuará o curso de pães e massas, mas haverá novos cursos em 2012.

O diretor regional do Senai, César Dotto, que esteve em Cruzeiro do Sul durante a Expoacre Juruá, ocasião em que a maquete da nova unidade foi apresentada à população, destaca também as duas unidades móveis que o Senai tem no Vale do Juruá – uma voltada para a área de marcenaria e outra para a eletroeletrônica. "Além de Cruzeiro do Sul, elas podem ser muito úteis nos municípios vizinhos", disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Carlos Sasai, conta que a unidade mista Sesi/Senai para atender a região é estratégica, já que Estado está sendo integrado com a finalização do asfaltamento da BR-364. A motivação é trazer um pouco de conhecimento de gestão para os empresários. "Acho que fatalmente esta região está entrando num processo acelerado de desenvolvimento e o sistema indústria está participando e colaborando nesse processo", declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter