Festival Yawa chega a sua 14ª edição com tema em homenagem às mulheres

Tião Viana foi convidado pessoalmente para participar do Festival Yawa pelo seu coordenador, Biraci Brasil (Foto: Angela Peres/Secom)
Tião Viana foi convidado para participar do Festival Yawa pelo seu coordenador, Biraci Brasil (Foto: Angela Peres/Secom)

O governador Tião Viana recebeu nesta quinta-feira, 8, a visita do líder indígena Biraci Brasil, coordenador-geral do Festival Yawa, a maior festa de cultura indígena do Acre. O festival será realizado de 25 a 30 deste mês, na Aldeia Yawanawa Nova Esperança, subindo o Rio Gregório, em Tarauacá.

Além de convidar o governador para o festival, Biraci contou que, em sua 14ª edição, o Festival Yawa fará uma homenagem às mulheres do povo Yawanawa, já que a maior parte da produção da festa é organizada por elas. Além disso, a culinária será um dos pontos principais do evento.

“Este ano serão oferecidas aos convidados só as comidas originarias do nosso povo. Vamos reduzir em 90% da comida industrializada, e quem for vai poder conhecer a culinária da nossa nação”, conta Biraci.

No ano passado, cerca de 400 pessoas participaram do Festival Yawa, mas este ano a coordenação do festival planeja reduzir o número para 250 convidados. “Já falávamos nessa redução porque esse número estava atingindo quase a população da Aldeia Nova Esperança, onde ocorre o festival”, explica o coordenador.