As crianças da Cidade do Povo receberam, na noite de terça-feira, 24, uma atividade diferenciada: o Cinema nos Bairros, um projeto que faz parte do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira. A proposta é levar o acesso a produções audiovisuais para locais onde a cultura do cinema ainda não é vivenciada.
Para isso, o telão itinerante foi instalado na quadra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimunda Silva Pará, e os moradores do empreendimento foram convocados pela equipe do festival para assistir os 90 minutos de curta-metragens produzidos na América Latina.
Entre as diversas crianças que assistiam atentas aos filmes, estava Kevelyn Lorrane da Silva, de dez anos. Ela conta que nunca tinha ido ao cinema, e estava impressionada: “É primeira vez que vejo filme em uma tela desse tamanho. É muito legal, quero mais vezes”, conta.
De acordo com o organizador do Cinema nos Bairros, Fernando Alves, a função do projeto é chegar a locais específicos, onde geralmente
os moradores não tem muito acesso à cultura do cinema.
“Já estivemos na Sobral, agora na Cidade do Povo e iremos continuar em outros lugares, como Tancredo Neves e a Comunidade Bom Jesus, na Vila Acre. Sempre temos boas expectativas, pois a exibição atrai muitas pessoas, em maioria crianças, muitas das quais nunca tiveram acesso ao cinema”, destaca.
O Festival Pachamama iniciou no último dia 22 e vai até o dia 28 de novembro. Além do Cinema nos Bairros, a programação conta com oficinas, mesas-redondas, rodas de conversa e mostra de filmes, entre outros. A programação completa está no site www.cinemadefronteira.com.br.