Ruas do Povo pavimenta todas as vias do bairro Preventório em Rio Branco

“Há 40 anos que ninguém via isso aqui. Isso é história”, agradece Antônio Moura ao governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Há 40 anos que ninguém via isso aqui. Isso é história”, agradece Antônio Moura ao governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os moradores do bairro Preventório, em Rio Branco, ofereceram na manhã desta quarta-feira, 25, um café da manhã ao governador Tião Viana, ao prefeito Marcus Alexandre e aos servidores do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), em gratidão à entrega de todas as vias pavimentadas do bairro pelo programa Ruas do Povo.

Neste verão foram pavimentadas as últimas sete ruas do bairro, num investimento de R$ 900 mil, de um total de 22 ruas e becos que compõem o Preventório. Também foi incluído no projeto meio fio, drenagem, rede de água e esgoto.

Foram entregues as últimas sete ruas, das 22 que compõe o Preventório, além de todo sistema de água, esgoto e drenagem (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Foram entregues as últimas sete ruas, das 22 que compõe o Preventório, além de todo sistema de água, esgoto e drenagem (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“São 22 ruas entregues à população. Além disso, as casas que estavam em área crítica aqui já foram demolidas e muitas pessoas estão na Cidade do Povo. É um lindo trabalho realizado pelo governo em parceria com a prefeitura. Aqui a comunidade está se sentindo alegre, valorizada, respeitada e vê o significado social e humano desse projeto: mobilidade, segurança, saúde para a população do estado”, disse o governador Tião Viana.

O prefeito Marcus Alexandre ressalta que o Ruas do Povo muda a vida das pessoas: “Hoje a gente está aqui com muita alegria. Um trabalho de infraestrutura, de água, de esgoto, agradecidos ao governador que teve a firme decisão de ajudar as prefeituras do nosso estado a fazer pavimentação. Reformamos a quadra esportiva, revitalizamos espaços, é um dia de festa”.

Comunidade fortalecida

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
Maria falou de sua satisfação ao governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Aos 84 anos, Maria Vieira da Silva é uma das moradoras mais antigas do Preventório, e relata, em seu linguajar tipicamente acreano, a diferença que o Ruas do Povo faz em sua vida.

“A rua era toda melada ‘véia’, cheia de buracos, a gente só faltava quebrar as ventas. Em cada pé a gente colocava um pano, um papel, que quando chegava bem acolá já tinha saído do pé e tinha que limpar nos buracos de lama pra calçar as sandálias. Agora tá bonito, eu gostei mesmo, ainda mais da minha calçadinha”, conta.

Já a moradora Etelvina Silva, expressa o sentimento de todos da região: “Significa a realização de um sonho. É um bairro carente e ver o Ruas do Povo é muito bom pra gente. Quem fala mal desse programa é porque não vê ele sendo realizado. Os moradores estão vendo isso aqui. É um dos melhores projetos do governo porque realiza sonhos”.

O senhor Antônio Moura Sobrinho, sentado em sua cadeira na rua pavimentada, observa tudo, e entre histórias revela ao governador: “Há 40 anos ninguém via isso aqui. Isso é história. Está todo mundo satisfeito”.

Ainda segundo o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, o bairro está concluído, com a identidade da região. “Fizemos as ruas, os becos, de um modo que conversa com o cotidiano das pessoas, fazendo com que todas tenham acesso ao saneamento básico, à pavimentação.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter