Festival Pachamama celebra a arte na Cidade do Povo

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Moradores da Cidade do Povo receberam a apresentação do Palhaço Xuxu e mostra de curta-metragens (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Os moradores da Cidade do Povo receberam uma programação diferenciada na noite de segunda-feira, 21: teatro e cinema, totalmente gratuitos. A iniciativa foi promovida pelo Festival Pachamama, que iniciou as visitas itinerantes nos bairros de Rio Branco, exibindo curta-metragens.

Neste primeiro dia, além da exibição de filmes, houve, ainda, a apresentação da peça “Silêncio Total – Vem Chegando o Palhaço”, com Luiz Carlos Vasconcelos, que interpreta o Palhaço Xuxu.

Na noite anterior, o ator tinha se apresentado na Gameleira e recebido homenagem dos organizadores do evento, por sua contribuição ao mundo da dramaturgia.

O telão de 10 metros de altura passará, ao longo da semana, pelos bairros Montanhês, Ramal Bom Jesus e Transacreana. A ideia de levar a programação do festival para além dos centros surgiu ainda na segunda edição do Pachamama.

“Após ter como inspiração outros dois festivais que também realizam essa itinerância, convidei o grupo peruano Nómadas, que faz um trabalho lindo levando o cinema aos lugares mais longínquos do Peru, para esse projeto e eles toparam”, diz o diretor do festival, Sérgio de Carvalho.

Ele conta, ainda, que já promoveu mostras de filmes em diversas comunidades do Amazônias, no interior do Acre e, anualmente, em Cusco, no Peru.

A ideia é que o projeto também seja realizado no Juruá e suas fronteiras: “Nosso propósito é democratizar e ampliar o máximo possível o acesso ao audiovisual”, destaca.

Primeira vez no cinema

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Jefferson: “Não sabia que era tão legal” (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Concentrado nos filmes apresentados, o estudante Jeferson Teixeira, de 11 anos, confessou que nunca tinha ido ao cinema na vida. “É a primeira vez que vejo uma tela assim, desse tamanho. Não sabia que era tão legal”, afirma. Ainda destacou o que achou do Palhaço Xuxu: “Ele é engraçado por ser meio bravo, né?!”.

Esta é a segunda vez que o Cinema nos Bairros chega à Cidade do Povo. Na edição 2015 do Pachamama, seleção de curta-metragens voltados, principalmente, ao público infantil foi apresentada aos moradores do empreendimento habitacional.

“É lindo levar cinema para pessoas que, muitas vezes, nunca foram. Ao longo desses anos, já presenciamos relados do tipo ‘achei que nunca iria ao cinema na vida’, e é exatamente isso que queremos: aproximar, cada vez, o audiovisual das pessoas”, diz Sérgio.

O Festival Pachamama é realizado desde sábado, 19, e segue até sábado, 26, em Rio Branco. Com o tema “Cinema de Fronteira para um Mundo sem Nenhuma”, o evento inclui em sua programação com mostras de filmes, oficinas, palestras, debates, lançamentos de livros, premiação, homenagens, espetáculo cênico, sessões ao ar livre nos bairros e a tradicional festa de encerramento, a Pachafesta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter