Festival Mariri começa nesta segunda-feira na Aldeia Mutum

Os Yawanawá percorrem a aldeia Mutum para darem início ao Mariri (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Os Yawanawá percorrem a Aldeia Mutum para dar início ao Mariri (Foto: Sérgio Vale/Secom)

É na Terra Indígena do Rio Gregório, na Aldeia Mutum, que começa nesta segunda-feira, 27, mais uma edição do Festival Mariri Yawanawá, em Tarauacá. A festividade evidencia a cultura de um povo que tem como marca a união e a religiosidade.

O festival é sinônimo de alegria e beleza da diversidade humana, com a reunião de pessoas de outras etnias do Acre, além de turistas de vários países e Estados. Este ano, será realizado até o dia 31.

Em meio às atividades espirituais, cantos sagrados e danças tradicionais, o Mariri promete encantar com muita magia aqueles que já estão se preparando para ir até a aldeia viver a experiência.

Os festivais indígenas realizados no Acre recebem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul). Para consolidá-los, o governo vem investindo em infraestrutura nas aldeias.

Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Aldeia Mutum foi contemplada com banheiros, cozinha e refeitório, redário e abrigos para receber os visitantes.

“O objetivo do governo é, além de fortalecer a cultura dos povos tradicionais, promover uma experiência única para o turista. Assim, com todos os investimentos, ajudamos a desenvolver o etnoturismo cada vez mais no Estado”, destaca a titular da Setul, Rachel Moreira.