Festival do Açaí reúne mais de 53 mil pessoas e aquece economia de Feijó

O município de Feijó esteve bastante movimentado desde a última sexta-feira, 18, com o início da 24ª edição do Festival do Açaí que teve seu encerramento no domingo, 20. De acordo com as estimativas, a tradicional festa, que é uma realização da prefeitura, com o apoio do governo do Estado, reuniu mais de 53 mil pessoas nos três dias de evento.

Festival reuniu mais de 53 mil pessoas durante toda a programação. Foto: Josciney Bastos

Matheus Freire, de 19 anos, é recepcionista e conta que já participa da festa há muitos anos e que, para ele, essa foi uma das melhores edições. “Esse ano está mais organizado. Amei os shows, dancei muito e gostei bastante. Já estive nas barracas de alimentação e está tudo incrível”, conta.

Kiefer Cavalcante, prefeito de Feijó, destaca que a cada ano que passa o festival vai recebendo mais e mais pessoas. “Tem gente de todos os municípios do estado e, com certeza, esses visitantes saem daqui falando bem da nossa cidade”, disse.

“O Festival do Açaí traz visibilidade para o estado”, diz Gilberto Braga, um dos organizadores do evento. Foto: cedida

Gilberto Braga, coordenador da Rádio Difusora Acreana, é um dos organizadores do evento. Para ele, a parceria entre governo e prefeitura para a realização do festival eleva o conceito e a credibilidade da festa. “É uma festa que você faz para o município, mas tem-se uma dimensão de estado. O Festival do Açaí é uma festa tradicional que mostra o Acre para aqueles que não conhecem o estado”, explica.

Milhares de pessoas participam dos três dias dias de festival em Feijó. Foto: Josciney Bastos

O Festival do Açaí é o maior evento de Feijó e um dos maiores do estado. A festa é uma oportunidade de apresentar a diversidade cultural que torna o município acreano tão rico e fascinante.

Fomento da economia local

Além do divertimento e visibilidade que o evento garante a Feijó, a economia local também é beneficiada.

Jairo Negreiros, gerente regional do Sebrae, conta que 150 empreendedores estiveram trabalhando na feira. Foto: Alisson Oliveira/Secom

Nesta edição, 150 empreendedores puderam trabalhar no local. “Esse número vai desde os ambulantes, até a parte de diversão e alimentação fora do lar. Eu me impressionei com a quantidade e o movimento de pessoas nessa edição”, explica Jairo Negreiros, gerente regional do Sebrae.

De acordo com o Wisley Monteiro de Lima, secretário de Administração de Feijó, a estimativa feita é de que a meta do ano passado, que foi de mais de R$ 1 milhão, foi superada. “A meta do ano passado já foi superada e o festival se torna uma fonte de renda e emprego. Nos três dias de evento são quase 500 empregos indiretos”, destaca.

“Consegui lucrar cerca de 8 mil reais nesses três dias de festa”, relata Luciano Abreu, que esteve vendendo bebidas no evento. Foto: cedida

Luciano da Silva Abreu tem 42 anos e esteve com uma barraca de bebidas na feira. Ele conta que seu lucro dos três dias de venda gira em torno de 8 mil reais. “Esse ano estamos vendendo mais. Tem valido a pena trabalhar aqui dentro do Parque de Exposições”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter