Festival de Teatro do Acre apresenta o espetáculo “A Feira”

A peça é uma produção elaborada a partir do texto da dramaturga Lourdes Ramalho (Foto: Cedida)
A peça é uma produção elaborada a partir do texto da dramaturga Lourdes Ramalho (Foto: Cedida)

O espetáculo “A Feira”, montagem do Grupo do Palhaço Tenorino (GPT) se apresenta no VII Festival Nacional de Teatro do Acre (Festac), nesta sexta, 27, às 21 horas, no Teatro Plácido de Castro. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes).

A peça foi elaborada a partir do texto da dramaturga e escritora Lourdes Ramalho, nascida no sertão de Jardim do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. O espetáculo narra a emocionante história de uma pequena família nordestina que chega à cidade grande, carregada de ilusões e esperanças, e encontra no ambiente de uma feira popular a dura realidade dos grandes centros urbanos brasileiros.

A ideia de montar “A Feira”, segundo o GPT, surgiu do intercâmbio com grupos de outros estados brasileiros, que veio se consolidar no Festival Nacional de Teatro (Fenata), no encontro do grupo com a Companhia Oxente de Atividades Culturais, da Paraíba, dirigido por José Maciel, que dirige o espetáculo.

Para Dinho Gonçalves, fundador e diretor do grupo, a escolha por essa dramaturgia foi estratégica. “Uma vez que a cultura nordestina, retratada em sua obra, compõe uma importante vertente da formação das identidades culturais acreanas, devido ao grande número de migrantes nordestinos que vieram para o Acre para trabalhar na extração da borracha”, explica.

O GPT

O Grupo do Palhaço Tenorino (GPT) de Rio Branco (AC) possui uma trajetória teatral de 23 anos, que perpassa por montagens de espetáculos de dramaturgos brasileiros, projetos de formação e vivências em vários festivais nacionais.

O VII Festac é uma realização da Federação de Teatro do Acre (Fetac), financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), edital incentivo direto, da Fundação Elias Mansour (FEM) e apoio cultural da Secretaria de Estado de Comunicação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter