Turismo

Festival Atsá Puyanawa revela os encantos e misticismo da floresta acreana

Realizado no interior de Mâncio Lima, de 18 a 21 de julho, a segunda edição do Festival Indígena Atsá Puyanawa promete um momento de conexão do homem com a floresta acreana, respeitando os costumes de seus povos tradicionais e cercado de encantos e misticismo.

Até sábado, os organizadores desse que é o segundo maior festival indígena do estado esperam receber cerca de três mil visitantes, entre membros do próprio povo Puyanawa e turistas de 15 países.

O governador Tião Viana prestigiou o evento na tarde desta quarta-feira, dia de abertura do festival. O governo do Estado tem dado todo um apoio ao desenvolvimento do turismo indígena no Acre, além de ações de fortalecimento e bem estar social ao povo Puyanawa com o Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) e o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA).

O festival é cercado de momentos e vivências únicas, como o banho de igarapé com medicinas para limpeza do corpo, pintura corporal, cerimônia espiritual, caminhada na floresta, contação de histórias tradicionais, danças e apresentações.

“O ponto mais importante pro nosso povo será a valorização daquilo que nós somos, nossa cultura e espiritualidade. Temos nossos artesanatos e comidas típicas e que melhoram nossa renda no festival. E para os visitantes, fica um encontro de trabalho espiritual, onde comungam com a gente e criamos várias interações”, destacou coordenador do Atsá Puyanawa, Joel Ferreira de Lima.

Turismo único

Nos últimos anos, o governo do Acre mudou seu plano de turismo aliado ao desenvolvimento sustentável, saindo um pouco da proposta do ecoturismo, que possuí a forte concorrência do Amazonas e Pará, e apostando mais no misticismo da floresta, como os geoglifos e o fortalecimento de seus festivais indígenas.

“Para se ter uma ideia, em 2013 tínhamos apenas três festivais indígenas sendo realizados em todo o Acre. No ano passado, saltamos para 27 e este ano estão previstos 43, com a participação de turistas nacionais e internacionais, além de contarmos com o apoio do governo do Estado”, destaca a secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira.