Governo apoia produtores de Manoel Urbano com máquina de beneficiamento de café

Produtores rurais de Manoel Urbano estão beneficiando grãos de café produzidos na região com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agropecuária (Seap), que enviou ao município uma máquina para descascar os grãos.

Rômulo Brando, diretor de políticas agropecuárias da Seap, explica que estão sendo atendidos produtores que iniciaram plantios de café em 2013 e 2014, quando o governo do Estado fez a distribuição de mudas.

“Durante toda essa semana a máquina estará em Manoel Urbano. Numa área serão beneficiadas cerca de 200 sacas do grão, noutra a estimativa são 300 sacas de grãos. Serão mais de 600 sacas de café, gerando renda para aquela comunidade, e acreditamos que terá como resultado para os produtores mais de R$ 50 mil”, afirma o diretor.

A engenheira agrônoma da Seap, Michelma Lima, destaca que o governo do Estado entregou, na gestão de Tião Viana, 231 mil mudas de café na região de Manoel Urbano como parte do plano de ações de fortalecimento da cafeicultura no Acre. “Isso equivale a 139 hectares e a produção estimada em 2017 chegou a 144 toneladas do grão, que equivalem a 2.400 casas de grão beneficiado”, revelou Michelma.

Para o secretário José Carlos Reis, é um momento de felicidade colher os bons frutos do trabalho que a equipe de governo iniciou na primeira gestão de Tião Viana. “Desde 2011, a gente vem acompanhando esses produtores de Manoel Urbano. Além da distribuição de mudas, eles foram atendidos com um secador e um descascador de café”, pontuou o secretário.

Reis afirmou ainda que o beneficiamento com a máquina de descascar café permite ao produtor ter mais renda, além de agregar valor à produção. “Esses esforços do governo junto aos produtores rurais têm sido exitosos e acreditamos que a cada dia que passa a economia rural seja fortalecida.”

Máquina ficará até o fim da semana no município (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter