Festa de São Sebastião em Xapuri irá reunir milhares de fiéis nesta quarta

A celebração de São Sebastião costuma reunir um público de 10 a 15 mil pessoas, e é organizada pela Paróquia de Xapuri e conta com o apoio do governo do Estado. A Igreja de São Sebastião é tomada por fiéis que participam da programação, como as missas e outras atividades litúrgicas. Essas pessoas muitas vezes são voluntárias e também ajudam na ornamentação da festa. Já procissão será realizada nesta quarta-feira, 20, e contará também com a presença do governador Tião Viana.

Sobre a origem da procissão

Seis meses antes do início da Revolução Acreana, em 1902, um grupo de pessoas saiu em procissão pelas ruas de Xapuri, então um vilarejo, para pedir proteção a São Sebastião contra a guerra que se aproximava na região. Esse foi o início de uma das mais importantes manifestações religiosas do Acre: a festa de São Sebastião.

Os registros sobre o evento são baseados em depoimentos de pessoas, repassados de geração em geração. Assim, a história narra que a imagem do santo chegou a Xapuri no ano de 1912, vinda da Itália.

A principal preocupação da paróquia é manter os fiéis em sintonia com o caráter religioso da festa, que ganha contornos de patrimônio imaterial, assim como o Círio de Nazaré, em Belém.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter