A Fundação Escola do Servidor Público do Estado do Acre (Fespac) em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) realizou nesta segunda-feira, 6, o curso de Pareceres Jurídicos para os servidores dos departamentos jurídicos das instituições estaduais.
Ao todo, 44 servidores participaram do curso ministrado pela procuradora do Estado Caterine Castro. “O objetivo do curso é um compartilhamento de conhecimentos, a partir dos aprendizados da PGE que é o órgão consultivo maior na administração pública estadual”, destacou a procuradora.
Outro propósito foi formar uma rede de relacionamento com as secretarias e com os assessores jurídicos, além de aprimorar a técnica de levar a linguagem jurídica de forma mais acessível para o gestor.
Para Priscila Rocha, gestora da Procuradoria Jurídica do Acreprevidência, esses cursos permitem a troca de experiências além do aprimoramento para o servidor público. “O curso está nos ajudando a estruturar um parecer, cada aluno trouxe sua dificuldade, no meu caso, foi à estrutura da ementa”, declara.
A procuradora ressaltou que foram apresentadas as competências técnicas e comportamentais para uma boa elaboração de parecer. “Para dar uma resposta efetiva para a administração pública, o parecerista precisa também entender da gestão, da necessidade, da eficiência do serviço público”, frisou.