FEM e Ufac buscam parcerias em projetos artístico-culturais

Instituições pretendem firmar termos de cooperação com o objetivo de conjugar esforços     e fomentarem a multiplicidade de conhecimentos

imagem_940.jpg

Presidente da FEM, Daniel Sant’Ana propõe à reitora da Ufac, Olinda Batista, parceria em projetos artísticos-culturais (Foto: Val Fernandes/FEM)

Representantes da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e da Universidade Federal do Acre (UFAC) se reuniram para discutir propostas e  projetos no intuito de conjugar esforços buscando consolidar parcerias entre as duas instituições em projetos artístico-culturais.  Participaram do encontro Daniel Sant’Ana, presidente da FEM, professora Olinda Batista, Reitora da UFAC, o Vice-Reitor Pascoal Muniz, o pró-Reitor de Extensão e Cultura Gilberto Dalmolin, Luciana Nascimento, coordenadora do Curso de Música da UFAC, a chefe do Departamento de Apoio as Artes da FEM, Carolina Di Deus e o Secretário Executivo do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), Eduardo Carneiro. 

Na reunião foram apresentadas pelo presidente da Fundação Elias Mansour, propostas e deliberações do Conselho de Cultura, do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural e dos fóruns setoriais. Entre as propostas tratadas figuram a construção do Planetário, cuja localização é numa área próxima ao parque Zoobotânico da UFAC; a formação de profissionais nas áreas de paleontologia, arqueologia e biblioteconomia, para suprir demandas referentes as bibliotecas e museus, bem como na área de pesquisa e catalogação do Departamento de Patrimõnio Histórico e Cultural da FEM, e   a  gestão compartilhada dos Centros de Cultura e Florestania dos municípios, que funcionam como  espaço de realização dos cursos da UFAC, eventos e oficinas culturais. 

Daniel Sant’Ana propôs a participação da UFAC na Rede Acreana de Cultura, movimento que conta com diversas parceiros entre eles a FEM, a FGB, o SESI-AC, SESC-AC, SEBRAE-AC e o IPHAN-AC. A idéia é que juntos realizem um plano de trabalho integrado, pactuando investimentos, através de um planejamento conjunto, visando qualificar o processo de produção cultural, organização do setor, entre outras ações.

"Essa parceria com a UFAC poderia iniciar pelo setor da música, tendo em vista as peculiaridades de uma escola nessa área,  já que no próximo ano será instalada a Escola de Música no Centro Cultural do Tucumã. O objetivo seria a disponibilização de professores do curso de música da Ufac e em contrapartida o espaço, que será amplo e bem equipado, poderia ser utilizado pelos alunos do Curso de Música em suas atividades acadêmicas", comentou Daniel. A  proposta foi acatada pelos presentes que sugeriram entre outras ações a realização de um planejamento integrado. 

"É importante realizarmos atividades conjuntas, pois possibilitam maior aproveitamento de ações e recursos",  salientou Olinda Batista. Já o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Gilberto Dalmolin, sugeriu para dar início as atividades e parcerias  a realização de uma oficina com o objetivo de articular o processo. "Nessas oficinas teríamos o repasse de informações, cronograma de reuniões, com o objetivo de otimizar pessoas e recursos, fazendo com que essas atividades se tornem contínuas". Ao final do encontro ficou decidido que as ações serão debatidas até meados de fevereiro de 2010.