FEM e SEE promovem ações de fomento e incentivo à cultura e à educação

Francis Mary, presidente da FEM acredita que ações conjuntas entre cultura e educação contribuem para a formação de cidadãos (Foto: Assessoria FEM)

Francis Mary, presidente da FEM acredita que ações conjuntas entre cultura e educação contribuem para a formação de cidadãos (Foto: Assessoria FEM)

Para reforçar a política do governo federal que trata da promoção e implementação de iniciativas conjuntas entre cultura e educação, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), fará a apresentação do programa Mais Cultura nas Escolas, nesta quinta-feira, 13, às 9 horas, no Cine Recreio. A ação contará também com o lançamento do Edital de Pequenos Apoios e Intercâmbio, que integra o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Precult/Funcultura).

“Nós compreendemos que a cultura é abrangente e faz uma interface muito forte com a educação em vários aspectos. Esse processo de construção ajuda na formação de cidadãos que possam ter uma compreensão maior sobre o seu modo de ser e fazer”, comenta Francis Mary Alves de Lima, presidente da FEM.

Mais cultura nas escolas

Ação entre MinC e MEC, com o edital do Mais Cultura nas Escolas, aberto até o dia 30 deste mês, pretende promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil, democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico criando o diálogo, por meio de projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.

São nove eixos para incentivar projetos  que contemplem atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; à criação, circulação e difusão artística; à cultura digital e comunicação; a3o patrimônio material e imaterial; às tradições orais; às culturas indígenas e à cultura afrobrasileira.

Edital de Pequenos Apoios e Intercâmbio – O objetivo é selecionar iniciativas que pleiteiem apoio à produção, circulação, intercâmbio e realização de atividades culturais diversas, que contribuam para o desenvolvimento artístico-cultural do Estado.

Como funciona

Serão considerados apoios parciais ou totais a prestação de serviços de pessoa física ou jurídica, bem como a aquisição de materiais e insumos necessários a realização das atividades, com valor até  R$ 3 mil por proposta, conforme disponibilidade financeira, totalizando R$ 140 mil. Para concorrer, os interessados devem estar inscritos no Cadastro Estadual de Cultura até a data de entrega do Formulário de Inscrição. O edital estará disponível no portal da FEM: www.cultura.ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter