Feira proporciona produtos da agricultura familiar a comunidade de Bujari

Criação da feira de Bujari permite que produtores locais comercializem sua produção (foto cedida)

Quem mora em Bujari, distante cerca de 20 quilômetros da capital acreana, não precisa mais se deslocar até Rio Branco para adquirir produtos da agricultura familiar.

É que uma parceria da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) com o Incra possibilitou a criação da primeira feira desse tipo de produção no município.

Produtos da agricultura familiar são comercializados em feira no Bujari todos os sábados (foto cedida)

Os produtores familiares de Bujari sempre tiveram por hábito, pela proximidade, vender seus produtos nas feiras de Rio Branco.

Com isso, a população local acabava sendo prejudicada. Agora, 16 produtores familiares dos polos agroflorestais Dom Moacyr e Antônio de Holanda estão tendo a possibilidade de vender seus produtos na própria cidade.

A criação da feira é resultado da parceria entre a Seaprof, que faz o transporte dos produtos das propriedades rurais até o local da feira, e o Incra, que disponibilizou as tendas e as sacolas usadas pelos feirantes.

São produtores como Maria do Socorro Ferreira, moradora do polo Antônio de Holanda, que comercializa ovos, galinha caipira, goma, banana e mudas na feira. “Achei ótima essa iniciativa. A gente era obrigado a ir a Rio Branco vender os produtos. Com essa feira, temos mais uma oportunidade de aumentar nossa renda”, afirma.

O gerente da Seaprof em Bujari, Jairo Pinheiro, afirma que a criação da feira é mais uma forma de ajudar a produção familiar local. “Nós incentivamos não apenas a produção, mas temos essa preocupação também de ajudar a dar condições de comercialização com o objetivo de gerar renda nas nossas comunidades rurais.”

A feira é realizada todos os sábados, a partir das 5 horas, na entrada da cidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter