Rio Branco comemora 134 anos de história

Rio Branco completa 134 anos neste 28 de dezembro (Foto: Arquivo Secom)

Rio Branco começa na beira do Rio Acre. Dali surgiram famílias e histórias, surgiu uma cidade com quase 350 mil habitantes. Uma urbe ramificada em bairros e conjuntos, pessoas entrelaçadas com o espaço urbano, um cotidiano que completa 134 anos nesta quarta-feira, 28 de dezembro.

É fácil ouvir vovós, vovôs, tios e tias contando sua infância vivida às margens do rio, dos banhos, sorvetes e namoros bem ali, próximo à correnteza. Naquela água que corria, os meninos saiam rio abaixo, da praia da Base e seguiam, em uma câmara de ar, passando pela ponte metálica [Juscelino Kubitschek] e parando lá na Balsa do Pelado, no bairro Cadeia Velha.

Esse mesmo Rio Acre tem ensinado a cidade a lidar com as intempéries das mudanças no meio ambiente. Neste ano ele alcançou seu nível mais baixo, revelando outra face das variações extremas que vem sofrendo, já que no ano anterior o curso d’água chegou à sua maior marca, desabrigando mais de nove mil pessoas.

Dentre as ações necessárias para esses novos tempos, além do controle da pressão exercida na natureza, em nossas florestas, está a implementação de moradias distantes do leito do rio.

Há alguns anos uma nova paisagem tem feito parte do cenário urbano de Rio Branco, a imponente Cidade do Povo se tornou um conjunto habitacional que abriga mais de três mil famílias, antes atingidas pela fúria das enchentes. Ao todo, mais de 12 mil famílias já foram beneficiadas com casas desde 2011.

Nesse abrigo de sonhos, a vida se renova. E ao amanhecer as cenas se repetem: o café sendo feito em cada cozinha, crianças saindo para a escola, roupas sendo estendidas no varal, donas de casa cultivando jardins.

Cultura de paz pela educação

Escola Georgete Eluan Kalume obteve nota 7 no Índice Nacional da Educação Básica (Foto: Arquivo Secom)

A cidade tem aprendido também a importância da educação para o desenvolvimento de uma cultura de paz. O compromisso de estudantes, da comunidade e das escolas tem trazido bons resultados para a educação da cidade. Em 2016, a cidade recebeu quarta melhor nota entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.

Rio Branco ainda abriga importantes ações educativas do governo do Estado, como o Centro de Ensino de Línguas (CEL) e o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia do Acre. São iniciativas que trazem um novo olhar sobre o futuro para os alunos.

Nesses 134 anos de história, Rio Branco, a capital do Acre, tem descoberto novas possibilidades de se tornar umas das cidades mais belas do país.

Veja os detalhes da programação do aniversário da cidade de Rio Branco:

6h – Alvorada Festiva com a Banda da Polícia Militar e entrega da recuperação do busto do Neutel Maia.

Local: Gameleira

7h30 – Café da manhã no Hotel Vila Rio Branco

Local: Rua Nossa Senhora da Conceição – Segundo Distrito

18h30 – Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Volta da Empreza que este ano homenageia o líder comunitário João Eduardo, o desembargador Pedro Ranzi e o Mestre Daniel.

Local: Praça da Revolução – Rua Rui Barbosa – Centro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter