Feira Natalina aquece economia dos pequenos empreendedores

A feira oferece alimentação, artesanato indígena e popular, floricultura, brinquedos, roupas calçados e artigos diversos (Foto: Onofre Brito/Secom)
Feira oferece alimentação, artesanato indígena e popular, floricultura, brinquedos, roupas calçados e artigos diversos (Foto: Onofre Brito/Secom)

Começou nesta quinta-feira, 18, a primeira Feira Natalina de Cruzeiro do Sul, na praça central da cidade, com exposição de produtos variados de pequenos empreendedores e da economia solidária.

O evento é realizado através de uma parceria entre o Sebrae, Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) – e prefeitura municipal. A feira segue até o dia 24 de dezembro, sempre a partir das 17 horas.

O superintendente do Sebrae, Mâncio Lima Cordeiro, prestigiou a abertura da exposição nesta manhã, juntamente com o gestor da SEPN, Henry Nogueira. Para Cordeiro, o objetivo é aquecer a economia na região.

“A crise deve ser entendida como uma oportunidade. Nós e nossos parceiros estamos criando esta oportunidade para os pequenos empreendedores driblarem a crise e fazer com que ela não se aprofunde”.

As ofertas de produtos abrangem as áreas de alimentação, artesanato indígena e popular, floricultura, brinquedos, roupas, calçados e artigos diversos. Na montagem do ambiente, mais uma vez as 80 barracas expositoras cedidas pela SEPN foram de fundamental importância.

Para o secretário Henry Nogueira, no âmbito da SEPN há muito a festejar no ano de 2015. Segundo informou, foram realizadas feiras de economia solidária em todo o estado, com faturamento superior a R$ 2 milhões e geração de mais de 600 novos postos de trabalho.

“Queremos parabenizar todos os empreendedores. Temos muitos planos e muitos sonhos a realizar em 2016”, disse.

Empreendedorismo

A SEPN forneceu 80 barracas para a realização da feira (Foto: Onofre Brito/Secom)
A SEPN forneceu 80 barracas para a realização da feira (Foto: Onofre Brito/Secom)

Na solenidade de abertura houve a apresentação do projeto ‘Educação Empreendedora’ pelos alunos da Escola Dom Henrique Ruth. Sandi Guedes, a coordenadora do Programa Especial do Ensino Médio (PEEM) na escola, explica que a disciplina ‘Empreendedorismo’ é aplicada no final do curso.

“O PEEM vem combater a distorção idade/série. No final, nós incentivamos os alunos a criar negócios e terem suas próprias rendas. A maioria ama fazer este trabalho e muitos depois vivem disso”, conta Sandi.

Ainda na programação a Academia Juruá ritmos recebeu o prêmio ‘Mulher Empreendedora’. À tarde acontece o encerramento das atividades de 2015 da Cooperativa Verdes Modas, que vem mantendo muitas parcerias com o Sebrae, Senac e SEPN.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter