Feijó ganha ponto de leitura por meio do Programa Mais Cultura

Unidade é fruto de parceria entre município, Estado e Governo Federal

Com um acervo de 2,2 mil títulos será inaugurada nesta sexta-feira, 18, o ponto de leitura de Feijó, resultado de parceria entre a prefeitura do município, Governo do Estado e Governo Federal. Criado para zerar o déficit de pontos de leitura em 661 municípios brasileiros, o Programa Mais Cultura já foi aderido por quase todas as cidades citadas no relatório como as que não possuíam bibliotecas. No Acre, a previsão é de que a meta seja cumprida até o início de 2010.

Para a próxima semana está prevista a entrega das unidades de Rodrigues Alves e Mâncio Lima e em novembro deverão estar prontas as bibliotecas dos municípios de Santa Rosa e Manuel Urbano. Até agora, apenas Jordão não aderiu ao Programa Mais Cultura. "A implantação dessas bibliotecas é resultado de um grande empenho dos prefeitos desses municípios e toda a equipe a partir de um elo entre o Ministério da Cultura, Governo do Estado e gestão municipal", explica a diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Helena Carloni.

O programa Mais Cultura reúne as três esferas da administração para incrementar o incentivo à leitura em todo o país. Com o Governo Federal fica a responsabilidade de envio de acervo e equipamentos, o Governo do Estado capacita o pessoal e monta a biblioteca e o município é responsável pela cessão de um espaço, disponibilização dos servidores e gerenciamento. As unidades funcionam em sistema de comodato e são monitoradas durante os três primeiros anos pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter