O programa “Fala, Secretário”, da TV Aldeia, recebeu na manhã desta terça-feira, 16, o assessor Especial para Assuntos Indígenas, Zezinho Kashinawa. Ele falou das ações que vêm sendo desenvolvidas pela assessoria, junto às demais secretarias e órgãos públicos, relacionadas às quinze etnias indígenas que vivem nas terras acreanas.
Ocupando a função desde 2011, várias ações já foram desenvolvidas pela assessoria durante a gestão de Zezinho. Buscando melhorias na qualidade de vida dos indígenas, tiveram início o processo de capacitação dos agentes comunitários indígenas, a formação superior para os professores que atuam nas aldeias e o cadastramento dos índios que moram nas cidades.
Com incentivos na fabricação de artesanato e na produção para subsistência, os índios não precisam mais deixar as aldeias em busca de melhores condições de vida. A produção é comercializada no mercado local e até no exterior, no caso do artesanato. O governo vem garantindo a permanência dessas pessoas nas terras indígenas por meio do programa de valorização das aldeias, com a entrega de equipamentos e a mecanização agrícola nas comunidades.
Pelo menos quatro povos indígenas ainda permanecem isolados – uma estimativa de 800 índios nômades vivendo no Acre. São 34 terras indígenas demarcadas e mais duas em processo de demarcação.
Nesta sexta-feira, 19, comemora-se o Dia do Índio, e várias atividades serão desenvolvidas, numa parceria do governo do Estado com as prefeituras, entre elas os Jogos Indígenas, com atividades nas regionais do Juruá, Purus, e Alto e Baixo Acre.