Faeac instala posto de atendimento do CAR em Rio Branco

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), com o apoio do governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente e do Acre (Imac), inaugurou na última semana um posto fixo de atendimento para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), voltado para os médios e grandes produtores rurais do estado. O posto, sob a responsabilidade da Faeac, atenderá preferencialmente os proprietários de lotes acima de 400 hectares, sendo, no caso acreanos, responsáveis pela manutenção da maior parte das terras produtivas do estado.

Governo tem apoio da Faeac na implantação do CAR ( Foto: Assessoria Sema)
Governo tem apoio da Faeac na implantação do CAR (Foto: Assessoria Sema)

A inauguração do posto, localizado no prédio da Faeac, contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, do presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre, Fernando Lima, além de alguns dos maiores nomes do setor do agronegócio acreano, como Assuero Doca Veronez, Wilson Isquerdo e os irmãos Dirceu e Sidney Zamora, entre outros.

Para o secretário Edegard de Deus, essa iniciativa da Faeac é de extrema importância para o cumprimento das metas estabelecidas para o CAR no Acre. “Ele traz segurança jurídica aos produtores rurais, viabilizando o acesso ao crédito rural e aos projetos vinculados ao setor que requerem a regularidade ambiental dos imóveis”, conclui.

Para Assuero Veronez, o CAR é o principal instrumento criado pelo Novo Código Florestal para a regularização ambiental das propriedades rurais no país, uma vez que possibilita uma visão integral das mesmas e uma certificação de sua regularização. “O fato de o produtor adquirir legalidade ambiental por meio do CAR lhe trará desimpedimentos não apenas perante os órgãos ambientais, mas perante os bancos e outras instituições”, declarou.

Assuero acrescentou que, para colaborar com o esforço de adesão ao CAR no estado, a Faeac treinou funcionários para o atendimento e inscrição dos proprietários rurais de forma gratuita.

Para mais informações, a Faeac conta com endereço eletrônico e telefone, operando em horário comercial: 9999 5535. E-mail: andreia.carvalho@faeac.org.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter